Chama-se Facebook Photo Wall e está a fazer sucesso na loja de aplicações do Windows 8. A app é da responsabilidade de Fábio Ferreira, um programador por conta própria que mostra que a conjugação certa de fatores ainda é a melhor receita para ter um software de sucesso.

A aplicação entrou na Windows Store na quarta-feira, 15 de maio, e só no primeiro dia totalizou 30 mil downloads, sobretudo feitos a nível internacional. Em conversa com o TeK, Fábio Ferreira ainda não tem as métricas dos dias seguintes, mas explicou uma das razões que ajudou a app a impulsionar-se: sempre que é feita uma pesquisa pelo termo Facebook, a aplicação aparece "muito bem colocada" em termos de visualização.

Os software estão relacionados já que o programa desenvolvido por Fábio Ferreira, o primeiro para Windows, faz uma ligação ao perfil de cada utilizador na rede social de Mark Zuckerberg para criar um mural de fotografias. Esta aplicação destina-se a todos os que valorizam a parte multimédia do Facebook e que assim não precisam de ir à rede social ou à aplicação original para ver de forma abrangente as fotografias que os amigos têm publicado.

[caption]Photo Wall[/caption]

[caption]Photo Wall[/caption]

O desenvolvimento da aplicação apareceu como um projeto para participação num concurso de apps promovido pela Microsoft Brasil - que acabou por não avançar por não ter ficado completa a tempo.

Ainda na primeira versão, Fábio Ferreira já tem tudo pensado para os updates que se seguem. A visualização de fotografias de páginas está no topo da lista das novas funcionalidades - o que transformará o Facebook Photo Wall numa agregador de imagens mais amplo e que será útil para quem segue várias páginas dedicadas à fotografia. Acima de tudo, a principal missão é manter a simplicidade.

Na próxima release será ainda possível comentar e gostar das fotos a partir da app, e receber sugestões de páginas ligadas à fotografia. O programador está ainda a ponderar fazer uma remodelação visual à aplicação e acrescentar uma banda sonora de fundo para que navegar entre as imagens seja uma experiência "mais agradável", contou Fábio Ferreira ao TeK.

A aplicação é gratuita e ocupa menos de 5MB no equipamento equipado com Windows 8 ou Windows RT.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico