A Microsoft está constantemente a melhorar a assistente de voz Cortana, introduzindo pequenas alterações ao software a cada duas semanas. Na mais recente atualização o serviço ganhou a capacidade de previsão de resultados para o Mundial de futebol do Brasil.



Nas quatro previsões feitas até aqui a Cortana acertou em todas: vitórias do Brasil, Colômbia, Holanda e Costa Rica. E se aparentemente alguns jogos parecem mais fáceis de decidir – como o da Holanda – outros confrontos como o da Costa Rica contra a Grécia são mais equilibrados.



Para desfazer as dúvidas a assistente virtual usa várias informações como o histórico de cada seleção, os jogadores que a compõe e as condições meteorológicas. Depois de reunir tudo o que precisa, faz uma previsão do resultado.



Para os jogos de hoje, 30 de junho, que vão opor a França à Nigéria e a Alemanha à Argélia, a Cortana prevê que franceses e alemães sigam em frente.



O último jogo, que vai colocar frente a frente a Bélgica e os EUA, vai ter um final favorável à seleção europeia, de acordo com a previsão feita pelo gestor da Cortana no Windows Phone, Marcus Ash, no Twitter.

Resta saber se a Cortana tem realmente capacidades preditivas. Mas o objetivo da Microsoft com a iniciativa não é tornar o software num programa de futurologia: é mostrar o poder do assistente e a capacidade anlítica do motor de busca Bing. A experiência também vai servir para aprimorar o desenvolvimento do assistente de voz.



Na outra previsão tecnológica feita pelo motor de jogo da EA Sports, os resultados não têm sido muito favoráveis. Portugal, que supostamente ficaria na quarta posição, foi eliminado na fase de grupos e a Espanha, que ficaria com o terceiro lugar, teve o mesmo rumo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.