O Windows 10 também vai chegar a smartphones e tablets. E a Microsoft está a "cozinhar" uma versão especial do sistema operativo para equipamentos que tenham ecrãs com um tamanho abaixo das oito polegadas.

Nos telemóveis vai haver uma nova forma de personalização com os utilizadores a terem a possibilidade de usar uma imagem de fundo no telemóvel - e desta vez será mesmo no "fundo" e não partida pelos diferentes mosaicos. Um pouco como acontece no computador.

O centro de notificações no telemóvel será agora sincronizado com o do PC, querendo isto dizer que se apagar uma notificação do Facebook no telemóvel e a mesma já tivesse surgido no computador, vai passar automaticamente ao estado de lida ou eliminada.

As notificações no smartphone serão dinâmicas, isto é, os utilizadores vão poder interagir com as mesmas dependendo da sua tipologia. Mas imaginando que recebeu um SMS, poderá responder ao mesmo diretamente a partir da parte superior do telemóvel, sem ser necessário abrir a aplicação de mensagens.

A Microsoft também esforçou-se para simplificar as opções do Windows para telemóveis, afastando-se do grande número de separadores que existia por exemplo nas Definições do Windows Phone.

Durante o evento de apresentação foram ainda reveladas algumas funcionalidades características como a possibilidade de mover a posição do teclado, algo que pode ser acima de tudo útil em equipamentos com ecrãs maiores e que são difíceis de controlar apenas com uma mão.

As novidades estendem-se também ao nível das aplicações e a Microsoft tem algumas apps prontas a estrear juntamente com o Windows 10 para telemóveis: Word, Excel, Powerpoint - um trio denominado de Office Ribbon -, e também uma nova versão do Outlook.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.