A Microsoft perguntou, os utilizadores responderam e a empresa vai concretizar. Depois de receber cerca de 20 mil votos a defender a introdução de abas nas apps do sistema operativo, a gigante tecnológica anunciou agora que vai materializar o desejo dos consumidores.

Os primeiros testes vão começar a ser conduzidos em breve, com os utilizadores beta a receberem a funcionalidade em primeiro lugar. Antes de disponibilizar a funcionalidade ao público, a empresa espera receber o máximo de feedback possível.

Esta nova funcionalidade, a que a Microsoft chama "Sets", foi desenhada para agrupar conjuntos de tarefas em curso no seu computador. Na prática, isto permite que o utilizador navegue entre aplicações sem arquivar o seu trabalho na barra de ferramentas, deixando sempre um atalho acessível em todas as janelas por onde passa, seja o Chrome, o Word ou o PowerPoint.

tek sets

Em adição, a Microsoft quer ainda fazer com que estas janelas possam ser transferidas entre smartphones e computadores, de forma a que os utilizadores possam continuar o seu trabalho em movimento.

A experiência é, em suma, semelhante à de um browser de navegação online, como o Edge. Imagine que está a trabalhar num documento Word e precisa de pesquisar informação online. Com o "Sets", pode abrir o navegador diretamente na mesma janela, alternando depois entre programas com este sistema de abas. Tal como acontece quando navega online entre várias páginas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.