A Microsoft está a oferecer cem dólares por cada aplicação desenvolvida para os ecossistemas Windows, num máximo de dez pagamentos para cada plataforma. A empresa de Redmond está a tentar reforçar as ofertas das Windows Store para computadores e smartphones numa tentativa de agarrar o interesse de novos utilizadores.

A iniciativa é conhecida como Keep the Cash e a tecnológica norte-americana oferece até dois mil dólares a cada programador ou estúdio de desenvolvimento - podem ser desenvolvidas dez aplicações para Windows 8 e outras dez apps para Windows Phone 8. A oferta começou a 8 de março e tem duração até 30 de junho deste ano e está limitada aos primeiros dez mil software móveis que sejam submetidos e aprovados com sucesso.

Para já a oferta é exclusiva para os developers norte-americanos mas não deixa de representar uma mudança na estratégia da empresa. Segundo apurou o ZDNet, a Microsoft há já algum tempo que tem financiado o desenvolvimento de novas aplicações, não através do pagamento direto por app criada mas como uma espécie de subsídio de incentivo e garantia de condições de trabalho.

A imprensa internacional revela que Steven Sinofsky, ex-líder da divisão Windows, era contra o pagamento para desenvolvimento de aplicações. Mas este processo é visto como essencial para a Microsoft e sobretudo para o Windows RT, a nova versão do Windows 8 mas que está limitada às aplicações e programas disponíveis na loja de software da Microsoft.

O valor pago pela tecnológica norte-americana não é muito elevado comparado com os incentivos que a BlackBerry, a mais direta rival, concedeu aos programadores: promessa de um cheque de dez mil dólares garantido por aplicação desenvolvida, gerado pelo negócio do próprio software ou pago pela RIM caso a aplicação não atinja esse valor.

Numa outra iniciativa a empresa canadiana promoveu dois Port-a-Thons que resultaram na reformulação de mais de 30 mil aplicações para o BB10.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.