A BUILD, conferência internacional de programadores da Microsoft, está oficialmente aberta com o anúncio da chegada de uma atualização importante para o Windows 8.1 e com a estreia do Windows Phone 8.1.

No Windows Phone 8.1 as maiores diferenças estão na inclusão de um centro de notificações que dá pelo nome de Action Center, aproximando o software da Microsoft em acessibilidade rápida do Android e do iOS. Além das notificações também é possível aceder aos botões que ativam e desativam o Wi-Fi e Bluetooth.

Também se confirma a chegada da assistente virtual Cortana, uma resposta ao Siri da Apple e ao Google Now. A Cortana permite fazer chamadas, enviar mensagens e registar lembretes. Os programadores vão poder integrar a assistente nas aplicações, permitindo que execute funções relacionadas com as suas apps. Apesar de a imprensa internacional destacar o discurso natural de Cortana, o software está ainda em fase beta.

O nível de personalização do Windows Phone também está maior, sendo agora possível do lado dos programadores desenvolverem ecrãs de bloqueio próprios, enquanto os utilizadores podem personalizar com fotografias cada um dos mosaicos que compõe o ecrã de início.

O Windows Phone 8.1 traz ainda suporte para VPNs de ambiente empresarial. A atualização vai ficar disponível para todos os smartphones com Windows Phone 8 nos próximos meses, mas será já em abril que os primeiros "espécimenes" chegam ao mercado com o software instalado de origem.

Quanto ao Windows 8.1 Update as grandes novidades estão ao nível da usabilidade do sistema operativo para quem opera mais com o teclado e com o rato. Agora é possível fixar as aplicações descarregadas a Windows Store à barra de tarefas do ambiente de trabalho. Também vai ser possível fechar as aplicações estilo metro através do acesso a um x que vai estar na parte superior direita.

Para facilitar a navegação o utilizador vai agora encontrar dois ícones - um de energia e outro de pesquisa - que permitem aceder a estas funcionalidades sem ser necessário recorrer à barra lateral retrátil.

Carregar com o botão direito sobre os mosaicos vai abrir de imediato as opções secundárias da aplicação, em vez de ser necessário navegar até à parte inferior do ecrã.

Todas estas alterações mostram que a Microsoft está só agora a adaptar de forma mais conveniente a utilização do Windows 8 aos velhos hábitos do desktop. Outras novidades do Windows 8.1 Update incluem uma melhor gestão de memória das aplicações suspensas e um melhor desempenho global do computador, independentemente das especificações.

Veja ainda o vídeo com a explicação detalhada sobre as novidades do Windows Phone 8.1.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com fotos e o vídeo.
2ª actualização: foi feita uma actualização no vídeo, que não tinha som.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico