Ficou esta sexta-feira disponível a versão Technical Preview do Windows 10 para smartphones. O sistema operativo, apresentado no dia 30 de setembro e cujo principal objetivo é trazer uma usabilidade transversal a todas as plataformas, era esperado desde a semana passada e já é possível fazer os primeiros testes em alguns equipamentos Lumia.

A mais recente versão do software da Microsoft traz diversas novas funcionalidades e melhorias para os seus equipamentos, como notificações interativas, uma aplicação de fotografias renovada e há até uma opção que informa os utilizadores sobre os eventos da agenda antes de o equipamento se desligar.

Veja aqui uma lista completa das principais novidades do sistema operativo para telemóveis.

O sistema chega também em português mas esse é um idioma que a Cortana não fala - pelo menos para já, segundo diz a Microsoft, que promete a chegada de mais idiomas aquando do lançamento final.

Atualmente, a versão de testes está apenas disponível para os smartphones Lumia 630, 635, 636, 638, 730 e 830. Para instalar, basta estar registado no Windows Insider Program e fazer download da aplicação Windows Insider na loja oficial. O sistema será atualizado sem grandes preocupações nem dificuldades por parte do utilizador.

Importa referir que esta é apenas uma versão de testes e que existem várias falhas associadas, como descrito pela própria tecnológica, algumas delas relacionadas com a ligação Wi-Fi, o alarme e vários encerramentos forçados na aplicação de fotos. "Irá provavelmente sentir que esta primeira versão para smartphones é menos completa ou 'mais embrionária' do que a versão para computadores. E é mesmo", avisou a Microsoft.

A atualização correu mal? Eis como voltar atrás

Se algo correr mal durante o processo de instalação, ou se não gostou do que viu na primeira fase de testes do Windows 10, é possível fazer o downgrade para a versão do sistema em que se encontrava anteriormente graças à ferramenta Windows Phone Recovery, criada pela própria empresa. Mas caso não faça uma cópia de segurança antes do processo, todos os dados armazenados no smartphone serão perdidos.

Os utilizadores devem ter em conta que todo o processo é feito por conta e risco próprios, por isso aconselha-se a experimentação da versão de testes apenas se for um utilizador avançado do sistema operativo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.