Hoje é dia 1 de abril e como tal, muitas marcas tecnológicas aproveitam para lançar os seus produtos inovadores. O mais provável é serem desmentidos no dia seguinte como brincadeira do dia das mentiras, mas cumpre o propósito: é uma forma das equipas de marketing criarem atenção, sobretudo nas campanhas mais criativas. Até porque existem (raras) situações em que a desacreditação da revelação de algo faz parte do marketing que se pretende.
É o caso do Gmail, que a Google anunciou precisamente há 20 anos, neste mesmo dia, mas que na altura ninguém acreditou. O SAPO TEK, obviamente, noticiou a entrada da gigante tecnológica no mercado do correio eletrónico, prometendo 1 GB de espaço na caixa, contra a oferta existente de 4 MB do Hotmail e 2 MB do Yahoo. O anúncio de Larry Page na altura foi desacreditado pelo dia do anúncio, o certo é que atualmente estima-se que existam 1,8 mil milhões de contas ativas de Gmail, destaca o Euronews.
Este ano não é exceção e o SAPO TEK já caçou algumas revelações que parecem demasiado irreais ou estranhas para serem hoje anunciadas. É o caso da Nothing, fabricante conhecida pelos seus teasings intrigantes, não deixou passar o dia sem revelar o seu próximo smartphone, o Phone (2a) Micro. “O tamanho não interessa”, refere a marca num post na rede social X.
Veja na galeria imagens das brincadeiras das tecnológicas para o dia 1 de abril de 2024:
A Oppo também revelou um produto especial, nada mais que um smartphone com um dispensador de perfume em forma de pop-up, dentro da mesma linha do Oppo Find X e o Oppo Reno2. Com tantas funcionalidades que os smartphones introduzem (como câmaras fotográficas ejetáveis), nada como ajudar os utilizadores a manterem-se cheirosos. E a fabricante introduz mesmo pósteres sugestivos, da sua “Eau de Innovation” com três linhas de cheiros: Silicone Musk, Code Couture e Megapixel Mist. Com um simples swipe no ecrã pode escolher e ativar o respetivo dispensador e cheirar o ambiente de “inovação”. E os interessados podem adquirir o equipamento por 999 dólares.
A Oppo vai mais longe e revelou uma edição limitada de uma vela de cheiros, com luz regulável, igualmente tecnológica. Estes produtos estarão em exposição na sua loja “Pop-up” em Colónia, na Alemanha. A loja tem um design muito interessante e original e esta, atrevemo-nos a dizer que é bem real.
A proposta ixigo Flyfie é um drone para o smartphone, para substituir o selfie stick. Para quê segurar o smartphone com um apontador, quando pode ter um drone em forma de ventoinha que acompanha o utilizador, mantendo-o sempre enquadrado? Este é alimentado pela aplicação da ixigo e comandos de voz. Suporta ainda comandos de voz, deteção de obstáculos e segurança antirroubo.
Com menos dose de criatividade, Elon Musk também “revelou” que se tinha juntado à Disney, com o cargo de Chief DEI Officer. Afirma que mal pode esperar para trabalhar com Bob Iger e Kathleen Kennedy para tornar o conteúdo da plataforma mais “Woke”.
E se a Apple anunciasse um novo iPod? Infelizmente não temos nenhuma piada oficial da Apple, mas o utilizador da rede social X @NekoMichiUBC chegou-se à frente com uma nova versão do icónico leitor de música digital. Com espaço para muita música e uma autonomia de 80 horas de reprodução. Seria um sucesso?
Para gamers que não podem perder tempo a fazer tarefas tão banais como alimentar-se, beber ou lavar os dentes, a sua proposta é a cadeira Razer Cthulhu. Esta tem oito braços robóticos independentes que certamente vai fazer corar o Doutor Octopus, inimigo do Homem-Aranha. O produto até tem página própria com as suas funcionalidades.
Estes são alguns dos exemplos do nível cada vez mais apurado e “credível” dos anúncios do dia 1 de abril. Pelo meio, deve haver algum real, mas isso apenas pode ser confirmado no dia seguinte. Veja-se no ano passado, quando a Nothing revelou uma cerveja e a Oppo já testava as brincadeiras com os cheiros através de um chip dedicado, o Smellicon NPU.
Veja na galeria as melhores mentiras do dia 1 de abril de 2023:
O SAPO TEK não poderia faltar ao chamado do 1 de abril e apresentar a sua brincadeira, mesmo que por alguma horas. O tema inspira-se na inteligência artificial da OpenAI e como esta poderia ser utilizada para contactar com extraterrestres. A inspiração vem também nas notícias que davam conta dos relatórios do Congresso dos Estados Unidos sobre fenómenos aéreos anómalos ou não identificados (UAP, na sigla em inglês) que revelou que as investigações realizadas pelo Governo dos Estados Unidos desde o fim da segunda Guerra Mundial não encontraram provas de tecnologia extraterrestre.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários