O Google vai disponibilizar um serviço de email gratuito, que competirá directamente com o Yahoo! e o Hotmail, oferecendo entre 250 a 500 vezes maior capacidade de armazenamento de dados que as duas empresas concorrentes.



Numa conferência de imprensa que teve lugar ontem nos Estados Unidos, Larry Page, co-fundador do Google, anunciou que o Gmail vai oferecer 1 gigabyte de memória o que permitirá aos seus clientes receberem um único email com 10 megabytes, mais do que a capacidade total de armazenamento permitida pelos seus concorrentes.



A redução gradual da capacidade oferecida pelas actuais lideres de mercado convergiu para a disponibilização de um total de 4 megabytes de capacidade gratuita, no serviço de email do Yahoo! e 2 megabytes no Hotmail, o que poderá dar alguma vantagem competitiva ao serviço de correio electrónico do motor de busca mais utilizado da Internet.



O Gmail esteve a ser testado internamente ao longo do último ano, estando actualmente disponível apenas para utilizadores convidados. A disponibilização ao público está prevista para as próximas semanas, garante a empresa em declarações citadas pela Associated Press, sendo já possível efectuar um pré-registo, que posteriormente se converte numa conta de email.



"A decisão de avançar com o novo negócio surge em resposta às muitas solicitações que vínhamos tendo nesse sentido", refere Larry Page admitindo que a expectativa em relação aos resultados da nova oferta é elevada.



Números apurados pela Media Metrix em Fevereiro demonstram que o Google conta actualmente com 52.6 milhões de visitantes únicos, só nos Estados Unidos, contra os 45.4 milhões de utilizadores do Hotmail e os 40.2 milhões de utilizadores da AOL que oferece serviço de email pago.



O financiamento do novo serviço de correio será assegurado por publicidade dirigida aos interesses dos utilizadores, num sistema que consiste em analisar o assunto das mensagens trocadas entre clientes para perceber sobre que temas estes poderão estar interessados em receber ofertas e informação.



Larry Page acredita que o modelo escolhido não será cansativo para os utilizadores, uma vez que "procura dar informações sobre áreas que vão de encontro aos interesses de cada um".



Notícias Relacionadas:

2003-03-26 - Microsoft limita número de emails que utilizadores do Hotmail podem enviar por dia

2002-12-31 - Yahoo! e Hotmail utilizam nova arma de combate ao spam

2001-05-15 - Hotmail atinge os 100 milhões de utilizadores