Este ano, voltámos a não ter E3, mas se há coisa que o passado recente nos ensinou é que a indústria dos videojogos não tem falta de palcos para apresentar novidades. Nos últimos meses, as atenções concentraram-se na Gamescom, no State of Play, no IGN Summer of Gaming e em muitos outros eventos do género onde se alinharam jogos por anunciar, trailers de jogos por lançar, acessórios e outros conteúdos que ajudarão a dinamizar um sector que segue animado.

Em consequência, ficámos a conhecer várias dezenas de jogos novos. Alguns prometem dar-nos a conhecer novos universos, outros dizem trazer o charme de outros tempos e há ainda os que merecem a nossa atenção por serem a continuação de aventuras que, no passado, nos seduziram. Por incrível que pareça, a Ubisoft deu-nos tudo isto.

No aniversário de Assassin's Creed, o estúdio anunciou seis novos jogos, desvendado assim os próximos capítulos da franquia. Do leque, destaque para Mirage, que deverá levar a série de volta para a receita que a popularizou - com o parkour a assumir mais peso no gameplay e com um mundo mais fechado por forma a permitir à narrativa comandar o jogo.

Codename Red foi um outro brinde. Trata-se da versão ninja de Assassin's Creed. O jogo ainda não tem data de lançamento - a Ubisoft exibiu apenas um vídeo curto do protagonista, onde este desembainha uma katana - mas foi amplamente discutido online, uma vez que o Japão da era feudal é um cenário que há muito era pedido pelos fãs.

O Japão feudal é, de resto, uma tendência. Depois do sucesso de Ghost of Tsushima, foram apresentados, nos últimos meses, vários jogos que se desenrolam nesta ambiência. Para além de Assassin's Creed, ficámos a conhecer Like a Dragon: Ishin e Rise of the Ronin.

É também na Ásia que se passa Where the Winds Meet, um jogo de artes marciais, em mundo aberto, onde vestirá a pele de um espadachim chinês do século X que será desafiado a combater inimigos de várias espécies.

Estes e outros jogos fazem parte da nossa galeria de 10 títulos promissores anunciados este verão, mas, felizmente, muitos outros foram revelados. Conheça as nossas apostas, mas não deixe de acompanhar todas as novidades do sector.