Os Jogos Olímpicos já terminaram mas o recorde mundial de arremesso de telemóvel foi batido este fim-de-semana na Finlândia, em Savonlinna, onde Ere Karjalainen conseguiu atingir os 101,46 metros, ultrapassando largamente as marcas de anos anteriores.

O Campeonato Mundial de arremesso de telemóvel realiza-se desde 2000 mas os participantes têm vindo a especializar-se nos vários estilos de lançamentos, desde os mais "profissionais" lançadores aos freestyle, onde o que conta é o estilo e a “libertação”.

No ano passado o vencedor foi Oskari Heinonen mas apesar de ter voltado a participar só ficou em terceiro lugar, com um arremesso de 86,94 metros, sendo batido pelo novo campeão, finlandês, e Jeremy Gallop, da África do Sul, que conseguiu a marca de 94,67 metros.

Na categoria feminina a vencedora é também finlandesa, Jonna Mattero, com uma marca de 42,47 metros. Os jogos incluem ainda uma categoria júnior, para lançadores com menos de 12 anos de idade, e equipas. Os resultados completos podem ser vistos aqui.

[caption]Nome imagem[/caption]

O objetivo da competição é sobretudo lúdico, mas os equipamentos utilizados pelos "atletas" são depois enviados para reciclagem. Os telemóveis são fornecidos pela organização, que os recolhe de diversas fontes, e os participantes não podem usar os seus próprios termimais.

O peso dos equipamentos varia entre os 220 e os 400 gramas, sendo possível aos participantes escolher livremente qual pretendem usar.

Veja ainda o vídeo preparado pela organização, que reproduzimos abaixo, e que mostra alguns dos melhores e mais originais desempenhos.

Entretanto a data para a competição de 2013 já está marcada e os "atletas" já podem começar os treinos.

Existem outros campeonatos nacionais de arremesso de telemóveis e a Wikipedia mantém atualizada uma lista das melhores marcas atingidas nas diferentes competições.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico