No mês de novembro, os fãs da icónica série Halo têm motivos para comemorar: Halo 2 celebra o seu 20.º aniversário e a equipa da Halo Studios (antes 343 Industries) preparou um conjunto de eventos e conteúdos especiais para honrar o legado do lendário jogo que redefiniu o género de ação na primeira pessoa e impulsionou as batalhas multijogadores online nas consolas.

As celebrações arrancaram com o lançamento, a 5 de novembro, da Delta Arena Playlist em “Halo Infinite” - parte da operação intitulada "Great Journey". Esta lista de jogo inclui recriações elaboradas de mapas icónicos do modo multijogador de Halo 2, tudo graças à dedicação de membros da comunidade Halo conhecidos como "forgers".

Mapas como Ascension, Midship, e Lockout terão sido recriados com um grande detalhe, captando a essência do original, mas adaptados para o motor de jogo moderno de Halo Infinite, pode ler-se num artigo publicado no site da Microsoft Xbox Wire.

“Começámos por analisar o que a comunidade já tinha recriado e ver o que poderia funcionar com os modos que estávamos a desenvolver internamente. O objetivo era encontrar os favoritos dos fãs que permanecessem fiéis aos seus designs originais, mas que também jogassem bem no ambiente de Infinite”, explica Evan Colson, designer em Halo Infinite, citado no artigo. Nick Treitman, produtor, acrescenta que a seleção de mapas é “uma mistura saudável” de recriações fiéis e interpretações artísticas que respeitam a herança de Halo 2.

Clique nas imagens para mais detalhes

Além disso, os fãs poderão experimentar algo que há muito era apenas uma memória distante. Uma versão totalmente jogável da famosa demo de Halo 2 apresentada no E3 2003 será disponibilizada pela primeira vez como um "mod" gratuito no Steam Workshop para "Halo: The Master Chief Collection".

A demo em questão, que apontou ao público da feira há 20 anos uma amostra do que Halo 2 poderia ser, nunca chegou ao jogo final. Graças à colaboração entre a equipa Digsite, que se dedica à preservação digital, e os incansáveis "modders" da comunidade, os jogadores poderão finalmente experienciar este “pedaço” de história.

Para recriar a demo, foram necessários esforços hercúleos, como explicou Kenneth Peters, escritor sénior da série. “O código e os ativos da demo original foram construídos numa versão do motor de Halo que já não existe, o que complicou tudo. Mas, com as ferramentas desenvolvidas pela Digsite e o conhecimento recuperado, conseguimos adaptar os ativos e tornar o sonho uma realidade”, sublinhou. Steven Garcia, conhecido na comunidade como General_101, foi crucial para o projeto, melhorando a demo original com a ajuda de outros membros da equipa Digsite, acrescenta-se no artigo.

Os festejos do 20º aniversário de Halo 2 estendem-se também a outras franquias da Xbox. É o caso de Forza Horizon 5, que receberá novos conteúdos, como um evento especial que celebra a longa parceria entre as duas séries, disponível a partir de 7 de novembro.