2019 foi o penúltimo ano da atual geração de consolas. Microsoft e Sony preparam-se para a saída triunfal, tendo já vários jogos de renome anunciados para os próximos meses (The Last of Us II, Halo Infinite, Cyberpunk 2077), e há quem diga que os preparos levaram ambas as empresas a descurar o seu portefólio anual. Contudo, não há grande espaço para discussão: 2019 foi um ano de muitos e bons jogos. É verdade que não foi o ano dos mais antecipados, tal como aconteceu em 2018 (Red Dead Redemption 2, God of War, Marvel's Spider-Man) mas nem por isso a qualidade das propostas ficou aquém das expectativas. Vejam os exemplos de Star Wars Jedi: Fallen Order ou Mortal Kombat 11, por exemplo.

A Nintendo foi outra das marcas que teve um ano recheado de sucessos, o que é particularmente positivo se levarmos em conta as críticas de que a Game Freak foi alvo quando anunciou que os novos jogos de Pokémon não contariam com todos os pokémons da saga. No entanto, o jogo foi muito bem recebido pela crítica e pelo público e juntou-se a uma mão cheia de outros jogos que conquistaram o mercado, como foi o caso de Luigi's Mansion 3 ou Super Mario Maker 2.

Por esta altura podemos também sublinhar alguns dos prémios que já destacaram o que de melhor se fez este ano. Sekiro Shadows Die Twice venceu o título de Melhor Jogo do Ano na cerimónia dos The Game Awards, ao passo que Resident Evil 2 conquistou essa mesma distinção nos Golden Joystick Awards. Apesar de não terem recolhido o mesmo sucesso junto da crítica, Death Stranding, Control, Devil May Cry 5, The Outer Worlds e Borderlands 3 são outros cinco jogos que conseguiram várias nomeações.

Na galeria abaixo vai encontrar 20 dos melhores jogos do ano, sem qualquer ordem em particular. Se não conseguiu acompanhar o ritmo do mercado ao longo dos últimos meses, talvez esta seja uma boa altura para separar o trigo do joio e focar a sua consola ou PC no que houve de bom em 2019.