São cada vez mais as imagens que nos chegam do telescópio espacial James Webb e, em dezembro, foi um retrato da nebulosa da Águia que se destacou das demais. A fotografia, captada entre as últimas semanas de novembro e os primeiros dias de dezembro, regista um aglomerado de estrelas, poeiras cósmicas, ventos abrasivos e supernovas. A formação cilíndrica, que surge inclinada para a direita, é uma zona de formação de estrelas que acabará por perecer nos próximos 100 mil anos, dada a ação de todos os fenómenos que a rodeiam.

Destaque ainda para a imagem de dia 20 de dezembro, intitulada O Capacete de Thor. Em evidência, é possível ver uma nuvem cósmica, em forma de chapéu, cuja largura compreende uma distância de 30 anos-luz. No centro da formação, habita uma estrela que tem a sua explosão agendada para os próximos 2.000 anos.

Na Noruega registou-se um fenómeno tão curioso quanto raro, quando um arco-íris se completou num círculo, abraçando parte das Ilhas Lofoten. A imagem foi captada por drone e é da autoria de Lukas Moesch.

Estas são três das imagens que figuram no mais recente apanhado do Astronomy Picture of the Day, da NASA, cujo objetivo é disseminar conhecimento sobre o espaço.

Na galeria abaixo, pode conhecer todas as 30 que marcaram o último mês de dezembro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.