São sete, mas poderiam ser muitos mais. A indústria dos videojogos recomenda-se, para quem gosta de jogos graficamente impecáveis e fotorrealistas, e os próximos anos prometem ser de trajetória ascendente no que toca à profundidade e definição dos elementos visuais que compõem algumas das aventuras mais imersivas deste sector do entretenimento.

A evolução neste campo justifica-se pelo desenvolvimento tecnológico, que deu azo à criação de motores cada vez mais poderosos e de discos de armazenamento com capacidade suficiente para suportar a extensão narrativa e a minúncia gráfica com que estes títulos são criados.

Por outro lado, a aproximação da realidade também permitiu que os estúdios nos entregassem obras cada vez mais familiares, baseadas em lugares reais, como é o recente caso de Marvel's Spider-Man, que usa uma réplica da cidade de Nova Iorque como mapa. Adicionalmente, mesmo nos universos de fantasia, as personagens podem agora ambicionar a parecerem-se mais com a realidade.

PlayStation Plus e Xbox Gold: conheça os jogos que vai poder jogar gratuitamente durante o mês de outubro
PlayStation Plus e Xbox Gold: conheça os jogos que vai poder jogar gratuitamente durante o mês de outubro
Ver artigo

No último God of War, por exemplo, em que Kratos surge numa fase mais avançada da sua vida, o tratamento cosmético que lhe é dado à pele, de forma a evidenciar os traços da experiência e da idade, deixam-no velho, mas de forma orgânica, sem que haja necessidade de exagerar seja o que for. Todos os pormenores são personalizáveis e ajustáveis para que os criadores possam passar a mensagem certa sem que, para isso, tenham de perder o tom que querem imprimir no jogo.

É por isto que os últimos anos têm sido ricos em experiências interativas, imersivas e detalhadas, que nos trazem aventuras de outros tempos, de outros universos e de outras dimensões, sem que o grafismo tenha de sofrer com a extensão da criatividade dos developers. No entanto, continuam a existir patamares que só algumas obras conseguem alcançar.

Forza Horizon 4, Uncharted 4, Detroit: Become Human e Battlefield 1 são apenas alguns dos melhores exemplos do passado recente. Mas para além dos sete jogos que lhe apresentamos aqui, há muito mais para explorar. Mas se está em busca de uma aposta segura, que lhe garanta um de jogo esteticamente aprumados, com texturas, sombras e reflexos realistas, siga as sugestões da galeria abaixo.

Clique nas imagens para ver em detalhe os vários jogos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.