No dia 14 de setembro, a consola doméstica gameCube da Nintendo comemorou oficialmente os seus 20 anos. Trata-se de uma plataforma há muito descontinuada e percursora da Switch, Wii U e Wii no segmento doméstico. A consola era mais poderosa que a sua rival PlayStation 2 na altura, mas as grandes vendas da máquina da Sony, catalisadas pelo sucesso da PSOne, acabou por ofuscar o pequeno cubo da Nintendo.

E 2001 foi um ano atípico para a indústria dos videojogos. Não só pelo lançamento de grandes clássicos como GTA III ou Metal Gear Solid 2, mas também ditou o tempo que a Microsoft substituiu a SEGA na construção de consolas. Ou seja, estreou-se a Xbox, ao passo que a Dreamcast falecia. Já a Nintendo vivia um bom momento, com o lançamento do Game Boy Advance em março e depois a Game Cube em setembro.

Veja na galeria os principais jogos da GameCube

A Nintendo perdeu o apoio de várias editoras importantes, como a Electronic Arts, no lançamento de jogos para a sua GameCube, que preferiam a PlayStation 2 como lançamento exclusivo, pois era a máquina sensação da altura. Isso fez com que o catálogo da GameCube fosse bastante limitado face à concorrência, grande parte produzidos pela própria gigante nipónica. Super Smash Bros: Melee, o primeiro Animal Crossing (cujo o mais recente capítulo é um dos títulos com maior sucesso na Switch), Metroid Prime, Luigi’s Mansion, houve muitos títulos memoráveis que sobreviveram ao longo destas duas décadas através de sequelas.

A GameCube foi considerada uma consola com um design único, em forma de cubo pelo qual foi batizada. O resultado foi fruto de uma parceria da Nintendo com uma empresa de design chamada ArtX, com o objetivo de obter uma forma divertida e inovadora. Até então, todas as consolas eram retângulos “espalmados”, permitindo à plataforma da Nintendo distinguir-se no mercado, numa direção semelhante à Apple com os seus computadores Mac a oferecem diferentes cores.

A consola oferecia dois slots para cartões de memória e foi pioneira no conceito de diferentes capacidades para os mesmos, desde dos 2 MB aos 8 MB, oferecendo mais espaço para gravar o progresso nos jogos, sem obrigar a apagar de imediato.

Talvez uma das maiores inovações da GameCube foi a compatibilidade com o Game Boy Advance. Ambas as consolas foram lançadas no mesmo ano, e por isso tiveram em produção em simultâneo, o que permitiu aos engenheiros criarem ligações entre ambas. Assim, era possível ligar o Game Boy Advance à GameCube através do Link Cable. A consola portátil passava a funcionar como um comando adicional para os jogos da GameCube, mas também como um segundo ecrã.

GameCube 20 anos
GameCube 20 anos Cabo de ligação ao Game Boy Advance.

Procurando corrigir o maior erro de sempre na sua centenária existência, a Nintendo estreou finalmente o uso de discos óticos na consola. De recordar que vários anos antes a Nintendo e a Sony eram para lançar conjuntamente uma SNES com suporte a disco ótico. Quando a Nintendo cancelou o projeto, o trabalho estava em estado avançado, fazendo com que a Sony arriscasse lançar a PlayStation, e o resto é história. O sistema da GameCube tinha um formato proprietário e não era compatível com os DVDs e CDs, ou seja, não lia CDs de música que a PS2 e a Xbox conseguiam. A Nintendo queria que a consola fosse uma pura máquina de jogos.

Um dos aspetos interessantes da GameCube é que, apesar dos comandos baseados em sensores de movimento terem sido lançados na Wii, o que a ajudou a tornar-se numa das consolas mais vendidas de sempre; foi no cubo que o desenvolvimento começou. Produtoras como a Factor 5 ainda testaram protótipos na consola, mas a Nintendo decidiu guardar esse grande trunfo para a geração seguinte.

Outra curiosidade sobre a GameCube é que até então, a Nintendo nunca tinha lançado uma consola sem um jogo de Mario na oferta inicial. A gigante nipónica optou por usar o seu irmão Luigi como protagonista de Luigi’s Mansion, tornando-se um clássico instantâneo que ainda recentemente foi atualizado com um novo capítulo na Switch.

Veja na galeria algumas imagens da GameCube:

Por fim, no seu grande contributo para a indústria das consolas de videojogos, a GameCube foi a primeira a introduzir comandos sem fios no mercado, com o seu inovador WaveBird Wireless Controller. O comando era ligado através de frequência de rádio, tendo abolido os habituais fios, algo que obrigou a Sony e a Microsoft a avançarem com as suas opções. A Nintendo relançou o comando para os jogadores mais saudosistas.

20 anos depois do lançamento da GameCube, uma plataforma que não atraiu as grandes editoras da altura, mas a Nintendo continua a introduzir novidades refrescantes na indústria de gaming. A Switch já está no mercado há quatro anos, mas está com uma pedalada para rapidamente se juntar ao pódio das consolas que mais venderam de sempre. E tal como a Wii, as suas características híbridas têm incentivado a concorrência a copiar o seu conceito, não necessariamente a Sony e a Microsoft, mas novos players da indústria dos computadores como a Valve e o seu Steam Deck e outras marcas ligadas aos smartphones.