Samsung Galaxy Mini, HTC Desire e Sony Ericsson Xperia X10 são os smartphones mais inseguros do mercado, na opinião da Bit9, que acaba de publicar uma lista com 12 modelos menos aconselháveis para utilização profissional.

Sanyo Zio, HTC Wildfire, Samsung Epic 4G, LG Optimus S, Samsung Galaxy S, Motorola Droid X, LG Optimus One, Motorola Droid 2 e HTC Evo 4G ocupam, por esta ordem, as restantes posições.

Todos os telefones listados pela empresa de segurança no Top correm Android, algo que está relacionado com o facto de a grande maioria dos modelos no mercado integrar o sistema operativo da Google.

A Bit9 ressalva ter analisado apenas os smartphones Android e iOS da Apple, por considerar que a quota de mercado dos Windows Mobile e outras plataformas é pouco significativa.

Além da quota de mercado, os critérios para a avaliação da Bit9 na criação do Top 12 dos "condenados" estão relacionados com a atualização, ou não, do software, e com o tempo que isso pode demorar a acontecer.

Na análise conduzida, a empresa apurou que 56% dos smartphones Android disponíveis correm versões obsoletas do sistema operativo, colocando em risco a segurança e privacidade dos terminais. Refere-se, por exemplo, que existem telefones com menos de um ano no mercado com versões antigas da plataforma.

A questão da vulnerabilidade não terá tanto a ver com o sistema operativo em si, mas com o modelo de distribuição, explica Harry Sverdlove, chief technology officer (CTO) da Bit9, num vídeo.