A Hanwha Eagles é uma equipa do principal escalão de baseball da Coreia do Sul que está a ficar conhecida em todo o mundo: não pelos dotes desportivos, mas pelas claques que tem nas bancadas. De um lado está a típica falange de apoio composta por humanos. Do outro está a primeira claque de robots do mundo.



São mais de 20 os humanoides que compõe esta claque “tecnológica” e que nasceu como uma forma de dar resposta aos adeptos que por várias razões não podem estar no estádio e acompanham o jogo através da Internet.



Assim, seja num computador ou num smartphone, é possível uma pessoa assumir o lugar de um robot durante o jogo e participar no apoio local à equipa. Os Fanbots podem até assumir a cara do utilizador, através do uso de uma fotografia.



Entre mensagens de apoio personalizadas, os robots podem também trabalhar em conjunto na construção de frases de incentivo à equipa e que também acabam por “puxar” pelas claques humanas.



Mais do que ler, o melhor será mesmo ver os Fanbots em ação:





Para já o cenário de cyber-hooligans está posto de parte pois estes robots estão sempre sentados e os únicos movimentos estão reservados aos membros superiores - mas nada os impede de fazerem a onda, por exemplo.



Resta saber se o investimento feito em fãs robóticos traduz-se em resultados desportivos – isto porque de acordo com a imprensa internacional, nos últimos cinco anos a equipa Hanwha Eagles amealhou perto de 400 derrotas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico