Foi apresentada na Consumer Electronic Show em janeiro e bastaram-lhe alguns meses para conseguir conquistar a atenção mediática. A Gogoro SmartScooter é um veículo elétrico que para muitos tem o potencial de mudar a forma como as pessoas se deslocam nas cidades. Não só pela moto em si, mas também pela rede energética associada.

A Gogoro é uma scooter elétrica que usa duas baterias como fonte de energia. Estas baterias são facilmente trocadas e bastará ao utilizador dirigir-se a um dos postos de abastecimento oficiais. Será tão simples como “deixar duas garrafas vazias” e pegar “em duas garrafas cheias”.

Estima-se que quando o utilizador estiver habituado a este processo a troca de baterias possa durar apenas seis segundos.

Mas o grande destaque vai para a chegada oficial da Gogoro ao mercado. A scooter já está disponível em Taiwan, na cidade de Taipei, naquele que será um teste de fogo não só para o veículo em si, mas sobretudo para o conceito da rede de troca de baterias.

O preço do veículo em Taiwan equivale a cerca de 3.600 euros e já inclui o serviço de subscrição de baterias para dois anos, salienta o Engadget. Após este período os preços variam entre os sete e os 25 euros por mês.

Os utilizadores vão poder recorrer ao smartphone para saberem onde está o posto de “abastecimento” mais próximo e até para reservar as baterias - para não correr o risco de já terem sido levadas quando chegam ao local.

A Gogoro é um projeto de dois antigos executivos da HTC e conta com vários parceiros de renome que dão mais credibilidade ao projeto: a Philips é a fornecedora dos LEDs, a Panasonic das baterias e a Maxxis dos pneus.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.