O nome da Volvo dificilmente estaria entre as primeiras associações que as pessoas fariam relativamente ao universo da realidade virtual. Mas a verdade é que a fabricante de automáveis quer deixar a sua marca neste segmento e permite que os utilizadores conduzam o seu novo carro – o XC90 – desta forma.



Aos utilizadores basta instalar uma aplicação que está disponível para Android e iOS – a lista de smartphones compatíveis pode ser vista neste link.



Após a instalação os utilizadores ganham acesso a uma vista de 360º no novo modelo da Volvo e ganham também acesso a diferentes experiências de visualização: experimentar o mesmo carro em diferentes ambientes de condução. Além da contemplação dos interiores, é possível ver de facto o ambiente em movimento.





Apesar de dizer que a aplicação funciona sem a necessidade de uns óculos especiais, a experiência torna-se mais imersiva se a app for usada em conjunto com os Google Cardboard, os óculos de VR feitos em cartão. Este gadget pode ser montado em casa ou comprado já “pronto” sem a necessidade de um grande investimento.



Além de ter mostrado como é que o projeto funciona, a Volvo decidiu também fazer um making of de como os conteúdos foram criados. Para a criação do ambiente a 360º foram usados vários equipamentos que em conjunto valiam mais de 800 mil dólares.





A empresa promete que em breve estarão disponíveis novos conteúdos para a aplicação.



Além de mostrar um campo de utilidade para a realidade virtual – demonstração de produtos e cenários a partir de qualquer lugar -, a Volvo mostrou também que o futuro deste segmento não precisa de estar ligado apenas ao gaming e que pode alcançado através de equipamentos de baixo custo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico