Atualização 2: a NASA partilhou aquela que é até ao momento uma das imagens mais nítidas que existe de Plutão. A fotografia já está a fazer furor nas redes sociais e faz parte de um sentimento generalizado de um feito que vai ficar para a história:

Uma foto publicada por NASA (@nasa) emJul 14, 2015 às 4:00 PDT

--

Atualização 1: O momento de maior aproximação entre a sonda New Horizons e Plutão já foi ultrapassado, no entanto a sonda continua muito próxima do astro e vai continuar a enviar informações valiosas sobre o planeta anão ao longo dos próximos dias.

--

Artigo inicial: Será a maior aproximação de sempre de um equipamento construído pelo Homem àquele que é um dos astros mais distantes do Sistema Solar. Depois de passar por Plutão, a sonda New Horizons vai ainda visitar alguns elementos da Cintura de Kuiper, mas o momento que se registará hoje, 14 de julho, às 12:49:58 em Portugal Continental, marcará a história da exploração espacial.

Mas devido à grande distância que separa a New Horizons do planeta Terra não é possível acompanhar a aproximação em direto - serão precisas quatro horas e meia para ter dados mais precisos. Existem no entanto alternativas que podem satisfazer os mais entusiastas.

Uma dessas alternativas é acompanhar a equipa da NASA que está responsável pela missão, através desta transmissão em direto. Após o momento de maior aproximação será ainda transmitido um briefing da missão, pelo que podem ser revelados novos detalhes da viagem.

Quem preferir algo mais “virtual” pode ainda experimentar a aplicação que a NASA criou e que permite acompanhar uma simulação da aproximação da sonda ao planeta-anão Plutão.

Tal como o TeK tinha referido ontem, a app integra o programa Eyes da agência espacial, que permite ao utilizador explorar o espaço através de simulações criadas a partir de dados reais que foram recolhidos durante a missão.. Quando colocada no modo "ao vivo", a aplicação permite ao utilizador ver a New Horizons a aproximar-se de Plutão e das suas luas. A aplicação pode ser descarregada para computadores com o sistema Mac OS e para computadores Windows.

Os interessados podem ver ainda algumas das imagens que já têm sido enviadas pela sonda durante a sua aproximação.

Nota de redação: notícia atualizada com a informação de que o momentno de maior aproximação já aconteceu e foi também incluída a imagem de alta resolução de Plutão

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.