Estar na Suécia, mas conseguir sentir o calor do Dubai ou o frio das montanhas do Canadá? Sim é possível graças a um projeto tecnológico no qual o aeroporto sueco de Arland, em Estocolmo, decidiu investir. O Portal Climatérico permite experienciar o clima de determinadas localizações do mundo.

O projeto é constituído por três salas que simulam de forma separado o estado metereológico de determinadas regiões. Num dos espaços tanto pode estar a suar graças aos 35º que se vivem no Dubai, como pode estar a gozar de temperaturas mais amenas, iguais às que existem em Hong Kong.

Isto é conseguido através do cloud computing e da analítica. Enquanto o portal está ligado a vários servidores de serviços de tecnologia, existe depois um programa que condensa toda a informação, transformando-a depois em dados que são interpretados por diferentes equipamentos.

Desta forma a temperatura pode aumentar ou diminuir - até graus negativos -, há simulação de vento e até efeitos audiovisuais para tornar tudo mais realista, como salienta o Gizmodo.

O projeto vai estar disponível no aeroporto até ao final de agosto e além da experiência tecnológica de “teletransporte sensorial”, poderá ajudar alguns viajantes a decidirem se devem levar mais ou menos roupa para determinado destino antes de embarcarem.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.