![Aeroporto na Suécia tem portal que simula o clima de diferentes cidades do mundo](/assets/img/blank.png)
Estar na Suécia, mas conseguir sentir o calor do Dubai ou o frio das montanhas do Canadá? Sim é possível graças a um projeto tecnológico no qual o aeroporto sueco de Arland, em Estocolmo, decidiu investir. O Portal Climatérico permite experienciar o clima de determinadas localizações do mundo.
O projeto é constituído por três salas que simulam de forma separado o estado metereológico de determinadas regiões. Num dos espaços tanto pode estar a suar graças aos 35º que se vivem no Dubai, como pode estar a gozar de temperaturas mais amenas, iguais às que existem em Hong Kong.
Isto é conseguido através do cloud computing e da analítica. Enquanto o portal está ligado a vários servidores de serviços de tecnologia, existe depois um programa que condensa toda a informação, transformando-a depois em dados que são interpretados por diferentes equipamentos.
Desta forma a temperatura pode aumentar ou diminuir - até graus negativos -, há simulação de vento e até efeitos audiovisuais para tornar tudo mais realista, como salienta o Gizmodo.
O projeto vai estar disponível no aeroporto até ao final de agosto e além da experiência tecnológica de “teletransporte sensorial”, poderá ajudar alguns viajantes a decidirem se devem levar mais ou menos roupa para determinado destino antes de embarcarem.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários