A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) já tinha partilhado imagens do Satélite Copernicus Sentinel-3 captadas a 7 de janeiro e agora volta a destacar no seu site mais uma fotografia, esta obtida pelo satélite a 9 de janeiro. As autoridades norte americanas contam já com mais de dez mil estruturas destruídas, entre as quais casas, e pelo menos dez mortos.

Estarão ativos cinco fogos naquele que é já o terceiro dia desta vaga de incêndios que são alimentados pelos ventos secos do deserto.

A imagem hoje partilhada pela ESA mostra o incêndio de Palisades, na parte inferior da foto, e de Eaton, na parte superior, com o fumo a atingir a ilha de Catalina e a reserva de Santa Barbara.

incêndios Los Angeles 9 janeiro 2025 ESA Copernicus
incêndios Los Angeles 9 janeiro 2025 ESA Copernicus créditos: ESA

As autoridades evacuaram dezenas de milhares de pessoas das áreas residenciais, tentando evitar mais perdas, e os bombeiros não têm mãos a medir.

A AccuWeather, uma empresa privada de previsões meteorológicas,  estimou os danos e as perdas económicas entre 135 e 150 mil milhões de dólares, o que antecipa uma recuperação difícil e um aumento dos custos dos seguros dos proprietários de casas.

Veja as imagens de satélite que foram partilhadas nos primeiros dias dos incêndios

Enquanto as autoridades da Califórnia enfrentam os incêndios, mais a norte a preocupação é com as primeiras grandes tempestades de neve em 2025, com aviso de condições perigosas de condução, falhas de energia e queda de árvores.