A expressão “o computador na palma da sua mão” faz agora mais sentido. Através da aplicação Chrome Remote Desktop, que está disponível para Android e foi lançada esta semana, os utilizadores vão poder aceder de forma virtualizada aos seus computadores Windows ou Mac.



A aplicação faz uma ponte entre o telemóvel e o computador através da Internet, colocando o ecrã do PC no smartphone. A ferramenta é útil sobretudo para situações de produtividade, como acesso aos computadores remotos por parte de colaboradores deslocados numa empresa.



O TeK detalha agora os passos que precisa de seguir para ter acesso ao seu computador no dispositivo móvel em qualquer altura, em qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet.



1 - em primeiro lugar é preciso instalar o plug-in Chrome Remote Desktop no navegador Chrome para Windows ou Mac

2 - deve a seguir garantir algumas permissões de segurança ao plug-in através da conta Google

3 - selecione a opção Ativar Ligações Remotas

4 - escolha um PIN com seis dígitos: o PIN serve para autenticar o utilizador a partir de outros dispositivos

5 - quando os parâmetros de segurança estiverem definidos no PC/Mac, instale a aplicação móvel no dispositivo através do qual pretende aceder ao desktop

6 - depois basta executar a aplicação móvel, garantir que está a aceder com a mesma conta Google e inserir o PIN definido no passo 4

7 - já está: acesso ao computador garantido

8 - para o caso de ter encontrado algum erro, use a página de apoio da Google

Para que o processo funcione será necessário manter ligado o PC ao qual pretende aceder, garantindo também o acesso à Internet. Não será preciso ter o navegador Chrome em execução para que o processo funcione.



Os controlos do interface são básicos, mas vão exigir uma curva de aprendizagem e habituação. Mova o dedo no ecrã e seja correspondido com o ponteiro do rato. Para selecionar dá-se um toque no ecrã e para “clicar no botão direito do rato” pressione o ecrã com dois dedos ao mesmo tempo.



É preciso referir que a solução da Google não é original no conceito. Na loja de aplicações do Android é possível encontrar muitas apps que permitem o mesmo resultado, incluindo uma da própria Microsoft que também apresentou recentemente uma app para gestão remota de PC.



O próprio plug-in Chrome Remote Desktop para o browser está disponível desde 2011, mas até aqui permitia apenas a partilha de ecrã com outros utilizadores para, por exemplo, auxiliarem na resolução de problemas técnicos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico