O mês de férias por excelência não deu descanso aos fotógrafos e astrónomos que continuaram a registar as melhores paisagens espaciais. Em agosto, o Astronomy Picture of the Day deu-nos nebulosas, meteoros, Perseidas e novos ângulos de planetas inteiros, graças à capacidade do novo telescópio espacial, James Webb.

Uma das primeiras fotografias do mês, da autoria de Francisco Sojuel, mostra-nos a lua "vestida" de Saturno, num cenário onde um risco de nuvens desempenha o papel dos anéis. O capítulo dos registos curiosos teve continuidade a 11 de agosto, graças a uma fotografia de Urs Leutenegger, onde uma longa exposição nos permite ver um reflexo luminoso do denso manto de estrelas que se revela todas as noites. A imagem foi captada na ilha espanhola de Las Palmas durante uma chuva de Perseidas.

Destaque ainda para a imagem do dia 21 de agosto, onde um jogo disforme de luzes e espectros coloridos nos alude àquilo que os filmes de ficção científica nos levaram a crer ser o rasto de uma viagem no tempo. A formação, a que os cientistas chamaram a Nebulosa do Caranguejo, contém no seu núcleo uma estrela de neutrões do tamanho de uma cidade, que gira 30 vezes por segundo sob o seu eixo. Na imagem, cabem os 12 anos-luz que perfazem a largura total da formação cósmica.

Estas e outras imagens fazem parte da mais recente galeria do Astronomy Picture of the Day. Conheça-as na galeria abaixo e visite o site oficial para ficar a conhecer todas as histórias por detrás das imagens.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.