Apresentado no final do mês de outubro, o mítico modelo 4L da Renault vai regressar, com novas linhas, totalmente elétrico e ganha ainda um formato alternativo de SUV off-road. Sabe-se agora que o seu preço deverá rondar os 29 mil euros em França, segundo fontes do portal francês L’argus, devendo chegar ao mercado no início de 2025. O novo automóvel da Renault segue assim algumas tendências de outras fabricantes em recuperar modelos clássicos, tal como a Volkswagen fez com o seu beetle e o Pão de Forma, ou a Fiat com o Mini e o 500.

O modelo todo-o-terreno foi batizado de Renault 4Ever Trophy, de forma a celebrar o 25º aniversário do evento humanitário Rally 4L Trophy. A marca francesa também deverá lançar uma carrinha dentro desta família de veículos elétricos.

Veja na galeria imagens do Renault 4Ever Trophy:

Já o protótipo dado a conhecer será um SUV urbano 100% elétrico, mas são apontadas diversas referências ao modelo original. A sua frente muito vertical lembra o clássico, embora a grelha que envolvia os faróis redondos foi substituída pelo sistema de LED Matrix. Os faróis traseiros, em forma de cápsula, também são muito semelhantes ao veículo clássico.

O novo Renault 4L terá como base a plataforma de veículos elétricos CMF-BEV. A versão 4Ever Trophy contará com um motor elétrico de 100 kW, equivalente a 136 cavalos e uma bateria com 42 kWh no centro do chassis. O website francês dá mais algumas informações deste modelo protótipo, sem certeza que todos os componentes estejam incluídos no fabrico de série, como as suas câmaras para a retaguarda. E a fabricante não mostrou o seu interior, preferindo guardar surpresa para a revelação detalhada, algures em 2024.

Além da 4L, outro automóvel mítico que está em construção é o Renault 5, modelos que tiveram muito sucesso em Portugal nos anos 1970/80. Apesar de todo elétrico, as linhas do veículo lembram também o original, que será lançado em comemoração dos seus 50 anos. O modelo deverá chegar em 2024.

Protótipo Renault 5 elétrico (2024)
Protótipo Renault 5 elétrico (2024) Créditos: L’argus