Associado ao movimento hippie e um dos veículos mais famosos do Brasil, o Volkswagen Kombi (também conhecido como pão de forma) foi relançado com um novo design, transformando-se num automóvel elétrico, agora conhecido como ID Buzz. Apesar do ar moderno, a carrinha tem características herdadas do modelo clássico, que saiu de circulação em 2013 por não cumprir com algumas normas de segurança, como travões ABS e airbag frontal duplo.
O ID Buzz tem um motor elétrico de 150 kW e 201 bhp, sendo alimentado por baterias de 77 kWh, com autonomia para 400 quilómetros e uma velocidade máxima de 144 km/h. O veículo tem um carregador de 170 kW, capaz de carregar dos 5 aos 80% em cerca de meia hora. E até tem um sistema de carregamento de smartphones por indução de energia.
Veja na galeria o novo modelo ID Buzz:
O novo automóvel vai entrar em produção nos próximos meses, estando disponível na Europa no outono. O veículo tem lugar para cinco passageiros e capacidade de bagagem de 1.121 litros. Mas é possível dobrar a segunda fileira de assentos e aumentar a capacidade de carga para 2.205 litros. Há também uma versão apenas de cargo, com uma partição fixa com 3,9 metros cúbicos de espaço na traseira.
No interior, além do conforto dos veículos modernos, a carrinha não poderia deixar de oferecer o acesso a tecnologia. Tem oito conectores USB no cockpit e outros cinco na área de carga. O cockpit oferece um ecrã de 5,30 polegadas, além de um sistema de infotainment com display tátil até 12 polegadas (o standard será de 10 polegadas). Isso significa também que a maioria dos botões tradicionais foram trocados por funcionalidades hápticas e ecrãs para a maioria das funções.
Pode mesmo alterar a iluminação ambiente em 30 cores diferentes. Os assentos têm memória e capacidade de fazer massagens aos passageiros. A marca diz ainda que os seus acabamentos foram construídos com materiais reciclados, sendo a carrinha vegan no que diz respeito à origem dos materiais dos assentos.
A Volkswagen ainda não revelou preços do ID Buzz, mas sabe-se que em 2025 está previsto o modelo ser usado em serviços de táxis autónomos na Alemanha, o país de origem da marca.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Vaivém Discovery: 40 anos de viagens históricas, do Hubble à Estação Espacial Internacional -
App do dia
Whee: uma nova rede social tipo Instagram criada pela equipa do TikTok -
Site do dia
Lembra-se do clássico Arkanoid? E que tal jogar com orquestra sinfónica? -
How to TEK
É possível instalar extensões do Chrome em total segurança. Basta seguir estes passos
Comentários