Muitos jogadores do tempo do Commodore Amiga e PC, em 1992, ainda se lembram do clássico Flashback, um jogo de plataformas com um ambiente cinematográfico, que bebeu inspiração em títulos como Prince of Persia ou Another World. Produzido pela Delphine Software, ao leme de Paul Cuisset, o jogo foi um enorme sucesso crítico e comercial, chegando mesmo a ser listado no livro do Guinness World Records como o jogo francês mais vendido de todos os tempos na altura, além de figurar nas listas dos 100 melhores títulos de sempre.
Flashback teve uma sequela em 1995 chamada Fade to Black, mas a sua transformação de um jogo de plataformas 2D, de perspetiva horizontal, foi substituída por uma visão na terceira pessoa. O jogo foi um desastre, ignorado pelos jogadores. Paul Cuisset criou o estúdio VectorCell para criar uma versão atualizada de Flashback em 2013, mas deixou igualmente a desejar. 10 anos depois, o criador da série recebeu a ajuda da Microids para criar uma sequela direta, Flashback 2, ignorando Fade to Black.
Veja na galeria imagens de Flashback 2:
O novo título foi lançado esta semana e devolve a perspetiva lateral, embora atualizada com elementos 3D. Na prática, a personagem pode mover-se em todas as direções do cenário, ajudado pela perspetiva. Mas continua a executar os movimentos nos saltos, que no original era considerados bastante realísticos para altura.
O protagonista Conrad B. Hart volta a ser o protagonista, assumindo o papel de agente do GBI, o Bureau de investigação galáctico. O General Lazarus, líder dos Morph, invade o sistema solar, ameaçando a paz dos Mundos Unidos, no século XXII. Neste universo de ficção científica, com um estilo cyberpunk, Conrad conta com a sua arma icónica, alimentada por inteligência artificial, a A.I.S.H.A.
Os jogadores vão explorar ambientes futuristas como Nova Tóquio, Nova Washington ou a Selva, um dos cenários icónicos do primeiro jogo. O jogo combina dessa forma elementos clássico de plataformas, resolução de puzzles, exploração dos cenários e claro, ação frenética. Ao introduzir um plano de profundidade, a ação aproxima-se mais ao sistema twin stick shooter, recorrendo ao analógico direito do comando para mirar os inimigos.
Já pode jogar Flashback 2 no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários