Esta semana são assinalados os 30 anos do Commodore 64, o mítico computador pessoal de 8 bits que serviu para muitos como primeira experiência no mundo da informática e da programação. O modelo foi apresentado na CES em 1982, mas só chegou às lojas em agosto desse ano, a cerca de 600 dólares a unidade.
A Commodore já tinha experiência anterior em computadores pessoais com o Commodore VIC-20 o PET, mas o C64 acabou por ser o modelo mais famoso, sobretudo pelas características técnicas que competiam com o Apple II, a um preço mais baixo.
Apesar do nome Commodore 64 se referir à memória RAM de 64K, só 32K estavam disponíveis para utilização do sistema Commodore BASIC. O processador era um MOS Technology 6510 a 1,023 MHz, mas o sistema valia também pelo som e pela capacidade gráfica.
[caption][/caption]
A conectividade era outro elemento importante, com várias portas que permitiam a ligação de diversos periféricos
[caption][/caption]
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Segundo a Wikipedia, terão sido desenvolvidas mais de 100 mil aplicações comerciais para o Commodore 64, incluindo ferramentas de programação, aplicações de produtividade e jogos. Os emuladores de C64 ainda são famosos na Internet, sobretudo para jogos retro.
O computador esteve à venda durante 12 anos, sendo finalmente desativado em abril de 1994, e durante esse tempo terão sido vendidos entre 12,5 e 17 milhões de unidades, números que o tornaram um dos computadores pessoais mais vendidos de sempre, segundo declarações de um executivo da empresa. O C64 chegou a ter uma quota de mercado entre 30 a 40% nos primeiros anos de comercialização.
[caption][/caption]
Em 1985 a Commodore lançou um novo modelo, o Commodore 128, que duplicava a capacidade da RAM, mas que nunca foi tão bem sucedido como o C64.
No início deste ano foi prometido o regresso do C64, que mantém o design do modelo original mas foi atualizado com características do século XXI, como um processador Intel Atom D525 a 1,8GHz ou Intel Core i7 e sistema operativo Ubuntu 10.10. O computador pode ser comprado online por um preço que varia entre os 349 e 1.499 dólares, conforme as características.
[caption][/caption]
Se ainda tem um destes artefactos históricos guardado, não hesite em partilhar algumas das suas experiências na caixa de comentários sobre as “peculiaridades” do Commodore 64.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários