Se é fã dos filmes originais de Robocop, muito provavelmente que ainda se lembra da mítica frase “hold on your weapon you got 20 seconds to comply”. A frase era dita pelo temível ED-209, uma das primeiras propostas robóticas apresentadas pela megacorporação OCP para o reforço do departamento de polícia de Detroit. Como se sabe, este robot tinha defeito e acabou por chacinar pessoas inocentes.

Este é um dos elementos que o estúdio polaco Teyon recuperou na adaptação do universo Robocop a videojogo. Anteriormente produziu Terminator: Resistance e agora outro universo cinematográfico no novo videojogo Robocop: Rogue City. O jogo apresenta uma história original, mas situa-se entre o segundo e terceiro filme da série. E as boas notícias para os fãs é que o ator que encarnou Alex Murphy nos filmes, Peter Weller, regressa para dar a voz e imagem ao icónico Robocop.

Veja na galeria imagens de Robocop: Rogue City

Apesar de não contar com o resto do elenco dos filmes, algumas das personagens estão também de regresso, incluindo a sua parceira Anne Lewis, a agente polícia vai acompanhar o jogador nesta nova aventura repleta de ação para PC e consolas PS5 e Xbox Series X|S. O jogo coloca-nos dentro da armadura do Robocop, numa perspetiva na primeira pessoa e o estúdio procurou oferecer diversos elementos presentes nos filmes, prestando homenagem a este universo.

Veja o vídeo 

Não se tratando de um jogo de ação linear, a Teyon apresenta uma cidade com alguma liberdade de exploração, oferecendo alguns objetivos primários e secundários. O polícia robótico pode explorar a delegacia de Detroit, interagir com os colegas, praticar tiro na sala de treino, entre outras ações.

E como polícia exemplar que tenta ser, Robocop terá de fazer trabalhos rotineiros, desde atender as queixas dos cidadãos num balcão da esquadra, como patrulhar as ruas e multar automóveis mal-estacionados ou pessoas com comportamentos pouco recomendados, tais como pintar grafitis nas paredes.

Robocop: Rogue City
Robocop: Rogue City

Estas ações dão experiência à personagem que pode ser gasta a melhorar alguns dos atributos, tais como a força ou mesmo a capacidade de detetive. Pois existem algumas pistas para descobrir com a sua visão de raios x ou certas interações com elementos do cenário apenas permitidos se tiver o nível de habilidade correto.

O estúdio procura passar a imagem do ambiente futurista patente nos anos 1990, assim como a violência extrema dos filmes. A arma de assinatura da personagem, a pistola Auto 9, que é encaixada num coldre inserido na sua perna é a principal, mas pode usar espingardas e metralhadoras dos inimigos também. Pode pegar em jerricans de combustível e extintores como arremessos explosivos. E até levantar inimigos e lançá-los no ar.

Mostrando que Robocop não é apenas uma máquina de guerra, é possível interagir com a população para ganhar a confiança pública, uma vez que tal como nos filmes, há uma desconfiança permanente das máquinas ao serviço da lei. Há diferentes diálogos e até pode perdoar uma multa ou punir mesmo o fora-da-lei, dentro das famosas três diretivas que comandam o Robocop: “Servir a confiança pública, proteger os inocentes, fazer cumprir a lei”. A decisão é do jogador.