Este não é um drone como os outros. Não custa milhares de euros, não tem uma câmara incorporada, é feito de poliestireno e não voa a altas altitudes. É um gadget para principiantes e curiosos, mais limitado nas características que normalmente levam alguém a procurar um "brinquedo" destes, mas com surpresas nos pontos certos.

[caption][/caption]

Chama-se Airblock, é um dos projetos tecnológicos mais bem sucedidos do momento no Kickstarter e articula a mecânica modular para criar vários tipos de drones capazes de circular no ar, na terra ou na água.

O maior limite à operação deste aparelho terá de ser a imaginação. Com um mesmo conjunto de peças é possível construir um hovercraft, um aparelho voador e uma mão cheia de outros objetos mais pequenos que se podem manobrar em terra.

[caption][/caption]

Quedas, choques e outros acidentes semelhantes não são problema. A flexibilidade do material evita que os componentes se partam facilmente e, caso se separem, podem ser facilmente acopláveis através dos mecanismos magnéticos.

Mas para além das partes mecânicas há também uma forte componente de software para trabalhar com o Airblock. Controlável através de uma aplicação, o aparelho permite que sejam configuradas uma série de acrobacias através de linhas de código que pode escrever direta e autonomamente na app.

O drone é uma invenção da Makeblock, uma empresa chinesa sediada em Shenzhen e atingiu a meta de financiamento em menos de 24 horas.