Chama-se Domgy, nome que a empresa criadora diz ter surgido a partir da expressão “My Dog”, e é um robot doméstico que promete elevar a fasquia no desenvolvimento de inteligência artificial de segunda geração. “Mais do que um normal equipamento eletrónico de ter em casa”, este é um assistente robótico que quer fazer parte da família, principalmente porque o sistema de reconhecimento de imagem integrado permite identificar rostos, vozes, gestos e até estados de espírito dos utilizadores, pelas palavras da Roobo.

A empresa indica ainda que o Domgy consegue responder ao que o “dono” diz, bem como interagir em função dessas informações graças ao sistema de inteligência artificial associado a funções de reconhecimento de voz. Com 8,9 polegadas de dimensão, o robot tem um ecrã em forma de cara que pode mostrar informações várias e “exprimir emoções”, por exemplo.

A câmara 5K instalada permite ao Domgy reconhecer o espaço em que se movimenta, evitando obstáculos, e ainda capta vídeos e fotos. Vários sensores trabalham com acelerómetros e giróscópios para detetar a temperatura e a luz ambiente. Por outro lado, as ligações a outros equipamentos domésticos ficam asseguradas com os suportes Wi-Fi, Bluetooth e infravermelhos.

O Domgy dirige-se sozinho para a estação-base de recarga da bateria sempre que a autonomia decresce, ao mesmo tempo que consegue cumprir outras “missões” domésticas. Entre elas estão a possibilidade de o robot servir de reminder para as suas tarefas do dia a dia, controlar o televisor ou outros equipamentos à distância e “patrulhar” a casa em busca de sinais de alerta. Ou então pode simplesmente dançar ou reproduzir conteúdos multimédia num ambiente de diversão.  

Bruce Liu vê o Domgy como “um amigo, que tem como objetivo fazer companhia a toda a família”. O CEO e co-fundador da Roobo atribui aindda ao robot uma outra vantagem: “O caráter e personalidade que incluímos no Domgy faz com que ele possa ajudar a ultrapassar situações de isolamento e solidão, pois reconhece a voz e a face do utilizador e ainda fala com ele como se tratasse de um amigo real”. Em jeito de curiosidade, fique a conhecer outros robots que prometem mudar a forma de relacionamento com os humanos.  

Tendo anunciado o Domgy durante o evento Pepcom Digital Experience de ontem, em Nova Iorque, Estados Unidos, a Roobo afirma que o robot ficará disponível mais para o final do ano através de uma campanha de crowdfunding.