
As mais comuns das impressoras 3D são pequenas caixas que permitem criar objetos no seu interior. Ao tirar a impressora para "fora da caixa", um processo mais complexo, podem construir-se estruturas muito maiores. E um dos primeiros exemplos dessa tecnologia é o projeto para a criação de uma ponte de aço impressa a três dimensões, em Amesterdão.
Para desenvolver a estrutura sobre um dos canais da cidade, foi necessário estabelecer uma colaboração entre a fabricante de robots holandesa MX3D, a empresa de engenharia de software Autodesk e a empresa de construção Heijmans.
A MX3D, conhecida pelas suas impressões tridimensionais de formas complexas em metal, defende que a sua tecnologia é mais acessível do que as outras soluções do mercado, muito graças aos seus robots que se podem mover em seis direções diferentes e imprimir com uma grande variedade de materiais resistentes.
“Esta ponte vai demonstrar como a impressão 3D entra finalmente no mundo da grande escala, dos objetos funcionais e dos materiais sustentáveis enquanto permite uma liberdade sem precedentes das formas”, afirmou o designer da ponte, Joris Laarman, no site da MX3D. “O simbolismo da ponte é uma bonita metáfora para ligar a tecnologia do futuro com a velha cidade, de uma maneira que traz o melhor dos dois mundos”.
De acordo com a Fast Company, a construção terá cerca de sete metros de comprimento capaz de suportar o tráfego pedonal da cidade. A ponte terá um design diferenciador e a sua localização exata ainda vai ser revelada em breve pela câmara municipal de Amesterdão.
Segundo a mesma publicação, a estrutura vai demorar apenas dois meses até estar completa, algo que deverá acontecer na segunda metade de 2017.
Em destaque
-
Site do dia
Transforme uma fotografia num desenho à mão através de inteligência artificial -
App do dia
É só dar uns toques e avançar neste jogo gratuito de atmosfera envolvente -
Montra TEK
10 novos monitores para melhorar o setup de trabalho e gaming -
How to TEK
Não perca os seus dados. Descubra como fazer uma cópia de segurança do iPhone -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários