(Atualizada) Não queremos criar falsas expectativas, mas pode ser que estejamos perante um novo "holandês voador" a fazer história. Pelo menos da tecnologia e do insólito. Falamos de um que queria voar como um pássaro e recorreu aos seus conhecimentos de engenharia, a um smartphone Android e dois comandos da Wii.

Jarno Smeets conseguiu no passado fim de semana concretizar o objetivo para o qual vinha trabalhando há cerca de seis meses: voar imitando o movimento de asas dos pássaros.

Dotado de um par de asas gigantes que reproduzem os movimentos que desenha com os braços, o jovem voou sobre um parque no sul da Holanda, este domingo, mas o mais curioso será o método a que recorreu para fazê-lo.

Ao contrário do que poderíamos esperar, os braços de Jarno Smeets não estão "colados" às asas, movimentam-se antes de forma independente destas, existindo um mecanismo que identifica os movimentos e faz com que estas os reproduzam.

O sistema, montado pelo próprio, tira partido de dois comandos da Nintendo Wii (Motion Plus e Nunchuck) e do acelerómetro incluído no smartphone Wildfire S, da HTC, escreve a imprensa internacional. É a informação processada por estes que controla o funcionamento dos motores que fazem mexer as asas. O resultado é este:

Nota da Redação: Poucos depois da publicação do vídeo - e de instalada a polémica sobre a veracidade do mesmo, com vários especialistas em CGI a afirmarem tratarem-se de imagens manipuladas - o autor veio a público confessar que o vídeo é falso.

O vídeo e o blog criados por Jarno Smeets, que afinal se chama Floris Kaayk, um realizador e especialista em animação vídeo, faziam parte de uma "experiência sobre os media online", admitiu numa entrevista à televisão holandesa, divulgada por meios internacionais como o Huffington Post.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes