As campanhas de sensibilização para uma condução "ecológica" têm-se multiplicado, a bem do ambiente e da poupança energética e a ALD Automotive também se juntou ao grupo com uma nova aplicação para iPhone, o ALD ecodrive.

A empresa especializada em aluguer operacional e gestão de frotas quer sensibilizar os condutores para o impacto directo que o seu comportamento tem na carteira e no ambiente.

A aplicação usa os sensores e o GPS do telemóvel para registar a informação dos percursos de condução. A partida a imagem do interface mostra um rio com um ecossistema equilibrado, que se vai deteriorando com os exemplos de má condução.

O rio escurece, as rãs e os peixes desaparecem e são substituídos por vegetação.

[caption]Nome imagem[/caption]

Mas tudo pode voltar a melhorar ainda dentro do mesmo percurso se a condução se tornar mais equilibrada.

A empresa lembra que uma condução eco-eficiente permitir um resultado expressivo ao nível da redução de emissões de CO2 e dos consumos de combustível, que pode chegar aos 15%.

No final de cada viagem o condutor é classificado com uma pontuação em ecopontos e uma estimativa da quantidade de CO2 emitida. Recebe ainda recomendações com base nesses resultados e pode ver um mapa realçado a verde, laranja ou vermelho, consoante a condução realizada nesses pontos.

[caption]Nome imagem[/caption]

Todas as semanas há um resumo personalizado para ajudar o condutor a reduzir o seu consumo. A pontuação pode ainda ser partilhada com outros utilizadores e os condutores podem participar no ALD ecodrive Challenge.

A aplicação foi desenvolvido em parceria com a Mootwin SAS, uma empresa francesa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.