É um autêntico pedaço de história, o Apple-1 que foi posto à venda no site de comércio eletrónico e-Bay. Integra a primeira linha de computadores da Apple, que teve apenas cerca de duas centenas de unidades produzidas e que chegou às lojas com preços a partir de 666 dólares. Este custa 1,5 milhões de dólares (1,24 milhões de euros).

Em bom estado de conservação e a funcionar, este exemplar é vendido pelo segundo dono, que o adquiriu em 1978 ao proprietário original quando este trocou o modelo pelo sucessor, o Apple-2. Sofreu apenas pequenos “retoques” para manter o bom estado de conservação.

Segundo a documentação que o proprietário também disponibiliza (registo de autenticidade), o modelo terá sido um dos 50 primeiros comercializados pela Apple nos primórdios da história da empresa. Foi comercializado pela Byte Shop, uma das primeiras lojas de computadores pessoais dos Estados Unidos e ainda tem a caixa de madeira original onde era vendido. O pacote agora à venda também inclui a fonte de alimentação e o teclado (Datanetics Version D) originais do Apple-1, bem como uma TV Sony 115.

Recorde-se que o Apple-1 foi desenhado e construído à mão por Steve Wozniak. Steve Jobs identificou e convenceu os primeiros clientes a comprarem os equipamentos, financiados pela dupla com a venda de uma calculadora HP-65 de Wozniak e de uma carrinha Volkswagen de Jobs, segundo reza a lenda.

Quem levar para casa este original da tecnologia pode desfrutar de uma máquina com um processador de 8 bits (MOS 6502) a 1 MHz e uma memória de 4 KB, que pode ser estendida até aos 48 KB com cartão.

Embora os Apple-1 seja uma peça rara, têm surgido vários para venda nos últimos anos. Ainda no ano passado uma unidade, também em bom estado de conservação e a funcionar, foi arrematada num leilão em Boston por 459 mil dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.