À semelhança da Google, que listou os melhores jogos e aplicações de 2021, a Apple revelou os melhores da App Store. A empresa da maçã salientou os 15 melhores da sua loja digital, que de alguma forma tiveram impacto na vida dos utilizadores. Fossem títulos que ajudaram os utilizadores a desenvolver as suas paixões pessoais, a descobrir novas lojas criativas, a conectar-se com novas pessoas e experiencias, ou simplesmente, a divertirem-se.

A Apple diz que a sua equipa editorial escolheu developers de todo o mundo, que se destacaram pela sua qualidade excecional, tecnologia inovadora, design criativo e claro, um impacto cultural positivo. “De programadores autodidatas independentes a líderes inspiradores que constroem negócios globais, estes developers inovaram com a tecnologia da Apple, com muitos a ajudarem a promover o profundo sentido de união que precisámos este ano”, salienta Tim Cook.

Pokémon UNITE e Balance: Meditation & Sleep entre os melhores jogos e apps de Android de 2021
Pokémon UNITE e Balance: Meditation & Sleep entre os melhores jogos e apps de Android de 2021
Ver artigo

A app do ano para o iPhone foi Toca Life World, uma aplicação com 10 anos que promove a arte de jogar e autoexpressão para crianças. Já a melhor aplicação para a Apple TV foi a DAZN, descrita como conseguiu conduzir a cultura desportiva local a um foco mundial para todos. Já a Corrot Weather destacou-se como a melhor para o Apple Watch, uma aplicação de previsões meteorológicas.

No que diz respeito aos jogos, o melhor do iPhone foi League of Legends: Wild Rift da Riot Games, a adaptação mobile do famoso MOBA. No iPad destacou-se MARVEL Future Revolution, um RPG de ação com gráficos de topo. E quem diria que Myst, o remake da aventura de puzzles lançado originalmente em 1993 no Macintosh, viria a ganhar como o melhor jogo do ano exatamente para o Mac.

Este ano a Apple distinguiu também as aplicações e jogos ligados à “Tendência do ano”, com o objetivo de identificar aqueles que tiveram um impacto durador na vida das pessoas. Para a gigante tecnológica, a tendência de 2021 foi “Conexão”, ou seja, os vencedores foram responsáveis por ligar as pessoas de uma forma significativa, sejam por questões sociais, pessoais ou profissionais em todo o mundo.

Exemplo disso foi o jogo Among Us! da Innersloth, que mistura cooperação com competição, em que as partidas obrigavam os utilizadores a falar e a escutar, fosse através de cooperação em equipa, a fazer bluffs com o adversário ou a provocar na brincadeira os companheiros. A app Bumble é uma aplicação de encontros, a Canva ajudou profissionais e estudantes a criar designs. Outras aplicações destacadas foram a EatOkra e a Peanut, este último de podcasts dedicados a temas como a gravidez ou menopausa, relações e tratamento pessoal.

Os estúdios e developers vão receber um troféu físico, construído em alumínio 100% reciclado, utilizado pela empresa na produção dos seus produtos. O troféu inspira-se no ícone azul da App Store e terá o nome do vencedor gravado na mesma.

Veja na galeria todos as apps e jogos vencedores

Melhores apps do ano:

1 - iPhone App of the Year: Toca Life World, da Toca Boca.

2 - iPad App of the Year: LumaFusion, da LumaTouch.

3 - Mac App of the Year: Craft, da Luki Labs Limited.

4 - Apple TV App of the Year: DAZN, da DAZN Group.

5 - Apple Watch App of the Year: Carrot Weather, da Grailr.

Melhores jogos do ano:

6 - iPhone Game of the Year: “League of Legends: Wild Rift,” da Riot Games.

7 - iPad Game of the Year: “MARVEL Future Revolution,” da Netmarble Corporation.

8 - Mac Game of the Year: “Myst,” da Cyan.

9 - Apple TV Game of the Year: “Space Marshals 3,” da Pixelbite.

10 - Apple Arcade Game of the Year: “Fantasian,” da Mistwalker.

Tendência do ano: Conexão

11 - “Among Us!” da Innersloth

12 - Bumble, da Bumble Inc.

13 - Canva, da Canva

14 - EatOkra, da Anthony Edwards Jr. e Janique Edwards

15 - Peanut, da Peanut App Limited

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.