Quando Steve Jobs apresentou a primeira geração do iPad conquistara o mundo outra vez. Mas a verdade é que também choveram críticas ao equipamento por ser uma ferramenta meramente de consumo e não de produção. Nas iterações seguintes do tablet isso viria a mudar e a nova campanha de publicidade da Apple é disso prova.



A parceria entre a marca da maçã e o maestro Esa-Pekka Salonen é até agora um dos melhores exemplos da interseção entre a tecnologia e as artes que a empresa tanto procura.



Num vídeo de apenas um minuto, mostra-se como o também compositor usa o iPad no dia a dia para registar as vagas de criatividade que podem surgir a qualquer momento, até de um assobio.





Além da promoção do iPad Air, Esa-Pekka também promove a sua própria aplicação, The Orchestra, que permite acompanhar em tempo real a evolução das notas de diferentes instrumentos. Com um preço que ronda os 10 euros, é uma aplicação que se destina principalmente aos eruditos da música.

A parceria entre os dois “gigantes” não se resume no entanto a um vídeo de curta duração. A Apple tem criada uma página especial onde conta toda a história e processo criativo que Esa-Pekka produz com o iPad.



Há inclusive um vídeo gratuito no iTunes de um concerto do compositor. Quanto à publicidade com a Apple, há quem a apelide de icónica e como uma das que pode ficar para a história da tecnológica que já tem grande tradição nos vídeos de “propaganda”.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico