Uma impressora 3D que consiga produzir uma escultura com 20 centímetros de altura já tem uma boa área de impressão. Então como é que Leonel Moura produziu uma estátua com cinco metros de altura apenas e só recorrendo à impressão 3D?

O ‘segredo’ está nas 300 peças feitas individualmente, ao longo de seis meses em diferentes máquinas de impressão. Na seguinte galeria é possível ver a obra de arte, assim como parte do processo criativo que foi partilhado pelo artista nas redes sociais.

As peças foram criadas com encaixes para que pudessem resultar numa estrutura sólida. Todo o processo de impressão 3D foi feito com PLA, um plástico biodegradável, tendo Leonel Moura optado pela utilização de diferentes cores.

A escultura está no Terreiro do Paço, em Lisboa. A instalação artística está associada ao evento ICT 2015, um ciclo de conferências e debates promovido pela Comisssão Europeia e tendo por base os desafios e os impactos das novas tecnologias.

De acordo com um comunicado da Beeverycreative, que também ajudou no processo criativo, o trabalho de Leonel Moura contou ainda com o apoio de mais elementos da comunidade portuguesa dedicada à impressão 3D.