Os humanos foram todos para casa. A pandemia de Covid-19 obrigou-nos a sair da rua. O vírus virou-nos a rotina do avesso e continua a alterar a ordem das coisas, até ver, por tempo indeterminado. Nestas alturas, a tranquilidade chega-nos de pontos inesperados. Das coisas que se mantêm iguais ao que eram dantes porque nos recordam de um tempo em que tudo era como sempre foi. E felizmente, esse é o caso das estrelas e dos cometas. Da Lua, das nebulosas e de todos os restantes fenómenos cósmicos, cuja beleza é imune ao que se passa no ponto azul onde vivemos.

Em março, ainda com as lentes apontadas ao céu, registaram-se mais algumas dezenas de paisagens espaciais que a NASA decidiu imortalizar no projeto Astronomic Picture of the Day. A galeria que hoje lhe trazemos conta com Marte, nebulosas, paisagens lunares, galáxias inteiras e outros corpos celestes.

Uma das imagens em destaque não é sequer uma fotografia, mas sim uma pintura do artista Jean-Francois Millet. A obra é de 1850 e retrata um cenário campestre e noturno, onde se podem ver alguns meteoros a cruzar o céu. Este foi um dos primeiros contactos de Millet com uma paisagem limpa; despoluída, logo após ter-se mudado de Paris para uma zona rural. Na altura, o francês escreveu uma carta ao irmão onde sublinhava "a beleza da noite". "A calma e a grandeza são tão impressionantes que me fazem sentir arrebatado".

No dia 16 de março, a sorte e o domínio técnico do fotógrafo Francisco Sojuel permitiram-lhe captar a Lua no momento em que esta se fazia passar por Saturno. Com uma linha de nuvens a passar à sua frente, a imagem retrata o satélite natural da Terra com um anel falso que o aproxima da fisionomia do planeta.

Para além das paisagens fixas que constam da galeria abaixo, houve também espaço para destacar vídeos, como foi é caso das imagens lunares captadas pela tripulação da missão Apollo 13, em 1970.

3 de abril de 2020

Créditos: NASA, LRO; Data Visualization: Ernie Wright (USRA); David Ladd (USRA); Visions of Grandeur, Universal Production Music, Fredrick Wiedmann.

15 de abril de 2020

Créditos: ESA, Rosetta, MPS, OSIRIS; UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA; Jacint Roger Perez

22 de abril

Créditos: Daniel López (El Cielo de Canarias); Piano della Moon (Dan Silva)