Para muitos fãs de videojogos, a conferência Opening Night Live, que dá o pontapé de saída para a Gamescom, é um momento bastante esperado pelas novidades, não apenas de anúncios de novos títulos, como informações adicionais dos mais esperados, como as datas de lançamento. E foi isso que aconteceu no evento apresentado por Geoff Keighley, num carrocel de trailers e intervenções de developers, bem ao género do Summer Games Fest de junho.

O evento começou com o teasing de Borderlands 4, uma surpresa para muitos fãs da série de ação da Gearbox, mesmo sem ter revelado praticamente nada do jogo em si. Apenas uma mudança de estética gráfica que parece abandonar o cel shading.

Call of Duty: Black Ops 6 era um dos cabeças de cartaz do evento, tendo focado a sua apresentação num trecho de uma missão da campanha. Sem surpreender, espera-se que a campanha mantenha a ação explosiva, num carrocel de eventos que os fãs estão habituados a assistir na série. O jogo tem lançamento no dia 25 de outubro, juntamente com vários modos online e será um jogo de estreia no Game Pass da Xbox.

Veja na galeria imagens dos jogos da Gamescom:

Goat Simulator Remaster foi também revelado através de um trailer que faz a sátira à própria indústria do gaming, sobretudo os bugs e glitchs que se tornam memes nas redes sociais. O certo é que o jogo da cabra sempre metida em sarilhos tem conquistado muitos jogadores ao longo dos diferentes capítulos. Agora é a vez do primeiro ser relançado com novas roupagens gráficas. De regresso está também Dying Light, o jogo de mundo aberto baseado num apocalipse zombie, com uma expansão para o segundo jogo chamado The Beast.

O trailer de Dragon Ball Sparking! Zero marca o regresso de Son Goku e companhia para novos combates. Sabe-se agora que a data de lançamento do jogo será no dia 11 de outubro. Para diversão entre amigos, o novo jogo King of Meat é uma espécie de Jogos Sem Fronteiras em que os jogadores têm de vasculhar masmorras com muito humor para encontrar tesouros. O jogo suporta quatro jogadores em formato cooperativo.

Dragon Ball Sparking! Zero
Dragon Ball Sparking! Zero

Também em outubro, Linked: Banner of Spark também coloca os jogadores num formato cooperativo, num misto entre exploração com combates, mas também construção de uma base. Tem muitas armas para descobrir e acessórios, como hooverboards. Lost Records: Bloom & Rage é a nova aventura do estúdio responsável pela série Life is Strange. Ao contrário do sistema episódico dos jogos anteriores, a nova proposta será dividida em duas, uma a ser lançado em fevereiro e a outra em março do próximo ano.

No More Room in Hell 2 explora mais uma vez o cenário de um apocalipse zombie, permitindo juntar oito jogadores no formato multijogador enquanto procuram sobreviver. Bem mais colorido, Infinity Nikki pretende ser o jogo de mundo aberto mais relaxante, com muitas atividades para participar e segredos para encontrar. Com o lançamento do trailer, a equipa obteve nas horas seguintes mais de 12 milhões de jogadores registados para a futura beta do jogo.

Path of Exile 2 é um dos RPGs de ação online mais aguardados e o novo trailer mostrado no evento confirmam o lançamento em acesso antecipado a 15 de novembro, tanto no PC, como nas consolas PS5 e Xbox Series X|S. Também Warhammer 40.000: Space Marine 2, um dos mais aguardados do famoso universo de jogo de tabuleiro, vai sair em 9 de setembro, mostrando-se em novo e poderoso trailer. Para fãs do universo Dune e quem gosta de jogos de sobrevivência, Dune: Awakening vai desafiar os jogadores a explorarem o famoso planeta desértico Arrakis. A amostra levada para a Gamescom mostra elementos como a construção das bases e ainda o sistema de combate.

Novamente virado para o terror, o novo jogo da Tarsier Studios, criadora da série Little Nightmares, chama-se Reanimal. Suportando dois jogadores em cooperativo, a história foca-se em dois irmãos que procuram fugir de uma ilha repleta de aberrações, enquanto procuram os seus amigos. O jogo mantém uma perspetiva de ecrã lateral, num ambiente bastante negro. Já Little Nightmares 3 foi também confirmado, desta vez em produção pela Supermassive Games, estúdio especializado em jogos de terror e para o catálogo da Bandai Namco.

A Capcom fez também um ponto de situação de Monster Hunter Wilds, mostrando novos monstros gigantes para os jogadores caçarem. O jogo estará disponível algures em 2025. Genshi Impact para as consolas foi também revelado, com novas personagens. Para os fãs de Fatal Fury, o jogo de combate da SNK, o próximo capítulo chama-se City of the Wolves e está agendado para 24 de abril de 2025.

A Netflix, que continua a investir no gaming, levou para a Gamescom Monument Valley 3, que chega ao serviço no dia 10 de dezembro. Antes disso, os utilizadores podem ter acesso aos dois primeiros títulos da série, o primeiro a 19 de setembro e o segundo a 29 de outubro. Ainda para o seu catálogo, Squid Game: Unleashed é a adaptação da famosa série sul-coreana, que tem segunda temporada prevista para breve. O jogo repete os desafios presentes na série, que os fãs vão reconhecer.

Se gosta de jogos com robots, Mecha BREAK foi revelado, que se destaca por ser o primeiro a recorrer ao sistema de IA ACE da Nvidia, para interações mais realísticas com os NPCs. Towerborne é um jogo de ação que vai ser lançado em acesso antecipado no dia 10 de setembro no Steam. Na estratégia, Age of Mythology: Retold é o novo jogo da série que estará disponível no Game Pass a 4 de setembro.

Age of Mythology Retold
Age of Mythology Retold

Depois de ter anunciado Civilization 7 no Summer Games Fest, a Firaxis mostrou um trailer com gameplay do jogo, mostrando os combates e a construção das bases. O jogo chega a 11 de fevereiro ao PC e consolas. O DLC Shaterred Space para Starfield foi também revelado, destacando o trailer da introdução do veículo de exploração Rev-8, com lançamento gratuito a 30 de setembro. Também Marvel Rivals foi confirmado para ser lançado a 6 de dezembro. O jogo de ação por equipas em arenas, bem ao género de Overwatch, dá destaque às personagens conhecidas da Marvel.

Fora do mundo dos videojogos, embora esteja intimamente relacionado com os mesmos, a Amazon anunciou uma série de antologia de animação com histórias inspiradas em diversos títulos e universos conhecidos. Chama-se Secret Level e foram confirmados jogos como Mega Man, Armored Core, SIFU, Pac-Man, God of War e outros.

Seguindo com os jogos, a Warhorse Studio levou um novo trailer de Kingdom Come: Deliverance 2, um RPG baseado na época medieval do século XV. Batman: Arkham Shadow é um jogo baseado na personagem da DC Comics em exclusivo para realidade virtual no Meta Quest 3. Outra surpresa foi a presença do lendário developer Peter Molyneux em palco para apresentar o seu mais recente jogo. Chama-se Masters of Albion e é mais um “god game” do qual é especialista, misturando elementos de Popolous com Black & White e Dungeon Keeker.

Na reta final do evento, a Bandai Namco revelou Unknown 9 Awakeing, utilizando sequências em live action com a atriz que encarna a protagonista: Anya Chalotra, que muitos conhecem como Yennefer da adaptação The Witcher na Netflix. O jogo será uma aventura na terceira pessoa com muita ação. A Blizzard também levou para o evento a expansão de Diablo IV intitulado Vessel of Hatred.

Kingdom Come Deliverance 2
Kingdom Come Deliverance 2

The First Berserker: Khazan tem mecânicas de combate semelhantes a um soulslike, mas apresenta-se com um design em cel shading, como se fosse uma série de animação. Tem uma beta fechada prevista para o dia 11 de outubro. Aguardado para o fim do evento, o novo trailer de Indiana Jones and the Great Circle não apenas revelou o lançamento do jogo a 9 de dezembro para o PC e Xbox, como também a previsão de chegada na PlayStation 5 durante a primavera do próximo ano.

Mafia: The Old Country foi o último jogo mostrado, com um teasing muito breve, naquele que é o regresso da famosa série baseada no sindicado do crime ligado à Mafia. Ainda não há data de lançamento, mas é possível que o jogo seja uma das estrelas do The Game Awards em dezembro.