A temporada de anúncios de videojogos no verão era concentrada na E3, aquela que já foi a maior feira do mundo desta indústria. Mas nunca conseguiu recuperar das paragens obrigatórias devido à pandemia e em dezembro disse o adeus definitivo, alegando a falta de interesse das editoras e investidores no formato. Em contraste, os eventos digitais ganharam espaço, dividindo-se em três momentos específicos: o Summer Game Fest que se realizou nestes primeiros dias de junho; a Gamescom que conta com o habitual certame em Colónia, na Alemanha e a conferência digital; por fim, no final do ano, O The Game Awards é outro momento onde são feitos anúncios.
Considerando que 2023 foi um dos melhores anos para quem gosta de gaming, com muitos lançamentos para todo os gostos. Este ano tem sido de contraste, em que os lançamentos são mais espaçados e está a ser feita uma restruturação profunda em muitas das principais editoras, levando ao encerramento de estúdios e despedimentos em massa. Microsoft, Sony PlayStation e Electronic Arts são apenas alguns dos exemplos das empresas que despediram centenas de funcionários ligados ao gaming.
Este foi, aliás, assunto abordado no discurso de abertura do Summer Game Fest pelo apresentador Geoff Keighley. Anteriormente já havia sido referido que o evento de duas horas se iria concentrar em trailers na maioria de jogos já conhecidos. Mas espaço para a surpresa do anúncio de LEGO Horizon Adventures, um jogo inspirado no universo da Guerrilla Games, que surpreendeu por estar previsto ser lançado na Nintendo Switch.
O evento de abertura da temporada ainda mostrou algumas novidades curiosas, incluindo Quidditch Champions, numa nova adaptação a videojogo do desporto principal dos feiticeiros do universo de Harry Potter. Para quem gosta de estratégia, Civilization VII é mais um capítulo da série aclamada, apresentada pelo próprio criador, o veterano Sd Meier. Batman: Arkham Shadow em VR para o Meta Quest 3 e aposta do estúdio cinematográfico Blumhouse nos videojogos foram outros pontos altos do evento.
Com a Nintendo e a Sony fora deste festival digital, uma vez que houve uma PlayStation State of Play dias antes, este foi o palco que a Microsoft escolheu para mostrar os seus jogos. Considerado não apenas a melhor apresentação de todo o Summer Game Fest, mas como dos últimos anos, a divisão Xbox parece ter colocado toda a “carne no assador”. Os títulos mostrados têm janelas de lançamento entre 2024 e inícios de 2025.
A joia da coroa foi, obviamente, Call of Duty: Black Ops 6, previsto para 25 de outubro, tendo direto a uma apresentação exclusiva à margem da conferência da Microsoft. Foram vários os jogos em destaque, incluindo Doom: The Dark Ages, State of Decay 3, Fable, Perfect Dark e Indiana Jones. Jogos como South of Midnight surpreendeu pela sua jogabilidade e grafismo. Os fãs esperavam um remastered de toda a série, mas foi revelado o novo capítulo de Gears of War chamado E-Day. A Microsoft deu ainda boleia à Electronic Arts para mostrar Dragon age: The Veilguard.
Há muitos conteúdos adicionais a chegar para jogos como Starfield, Fallout 76, Sea of Thieves e The Elder Scrolls Online. Até o Flight Simulator 2024 com atualização de mais aviões e aparelhos voadores para serviços específicos.
Muito se especulava sobre o anúncio de uma consola portátil, mas a Microsoft revelou novas versões da Xbox Series X. A primeira dobra o espaço do SSD para 2 TB, num modelo que apelidou de Galaxy Black. A mesma duplicação de armazenamento interno foi atribuída à Xbox Series S que passa a ter 1 TB, dos 512 GB do modelo anterior. Por fim, o novo modelo Xbox Series X All Digital, ou seja, foi retirado o leitor de discos da consola, transformando-se totalmente em formato digital. No entanto, não teve direito à duplicação de SSD, mantendo-se no 1 TB, o que não faz muito sentido.
Para os fãs de jogos indie, estes eventos são sempre bastante animados no que diz respeito a anúncios e foram dezenas de jogos revelados. Os eventos Indie3 2024, a conferência da Guerrilla Colective, Day of the Devs, Devolver Direct, Future of Play Direct, Wholesome Direct, Future Games Show e o PC Gaming Show rodaram os principais títulos indie.
A Ubisoft fechou esta temporada de apresentações com o evento Ubisoft Forward, levando na bagagem os seus dois principais títulos a serem lançados em 2024, Assassin’s Creed Shadows e Star Wars Outlaws, mas infelizmente a editora francesa não fez nenhuma revelação. Ainda assim, fez uma atualização de que o remake de Prince of Persia: Sands of Time está agora agendado para 2026. Os fãs da estratégia e gestão vão ter acesso em 2025 a Anno 117: Pax Romana.
Mesmo não sendo o ano mais forte, ainda assim houve muitos jogos para anotar nas agendas para os próximos meses e início de 2025. Na galeria encontre uma seleção de jogos anunciados nos vários eventos.
Veja na galeria imagens de alguns dos jogos revelados:
Lego Horizon Adventures - PC, PlayStation e Nintendo Switch - Final de 2024
Desenvolvido a meias entre a Guerrilla e o Studio Gobo, o lindíssimo universo de Aloy e os animais robóticos foram transformados em LEGO para jogar com um amigo em cooperativo na mesma consola.
Call of duty: Black Ops 6 - PC, Xbox Series X|S, PlayStation 5 - 25 outubro
A nova história passa-se anos depois da Guerra Fria, com o foco agora na Guerra do Golfo no início dos anos 1990. Além da campanha explosiva, estão de regresso o modo Zombies e o formato multijogador competitivo.
Doom: The Dark Ages - PC, Xbox Series X|S, PlayStation 5 - 2025
O novo capítulo da saga de FPS DOOM serve de prequela a DOOM de 2016 e DOOM Eternal e vai focar-se na origem, contada de uma forma mais cinematográfica.
Gears of War: E-Day - PC, Xbox Series X|S - Sem data
A saga de Gears of War regressa com um capítulo que serve de prequela a toda a saga. Os jogadores vão presenciar o famoso Emergency Day quando os terríveis Locust emergiram dos buracos do solo do planeta Sera. A história passa-se 14 anos antes do primeiro jogo e foca-se na perspetiva dessa guerra pelos olhos do jovem Marcus Fenix e o seu companheiro Dom Santiago.
Assassin’s Creed: Shadows - PC, Xbox Series X|S, PlayStation 5 - 15 novembro
A Ubisoft reservou quase 15 minutos para mostrar mais do gameplay de Assassin’s Creed: Shadows, um dos jogos mais esperados do ano. Inspirado pelo Japão Feudal, no período Sengoku, semelhante ao Ghost of Tsushima, a nova aventura coloca-nos na pele da shinobi Naoe e o samurai africano Yasuke.
Perfect Dark - PC, Xbox Series X|S - Sem data
Neste jogo de ação na primeira pessoa a Terra foi vítima de uma série de misteriosos desastres, levando os ecossistemas a entrarem em colapso. Com um ambiente de espionagem numa visão de futuro próximo, a protagonista Joanna Dark terá de perseguir o criminoso mais procurado do mundo, Daniel Carrington, que ameaça a vida de milhões de pessoas. Há muitos gadgets e armas para utilizar, numa mistura de ação furtiva com tiroteios explosivos.
South of Midnight - PC, Xbox Series X|S - 2025
South of Midnight é um dos jogos mais bonitos e mostrados com gameplay durante a conferência da Xbox. Tem sequências animadas que lembra a técnica de Stop Motion, mas o gameplay parece rápido e fluído, com combates que lembram o formato soulslike.
Star Wars Outlaws - PC, Xbox Series X|S, PlayStation 5 - 30 agosto
Em produção pela Massive Entertainment, o estúdio da Ubisoft responsável por The Division, Star Wars Outlaws promete ser uma aventura de ação em mundo aberto, num período muito conhecido dos fãs da velha guarda do universo. O jogo situa-se entre os eventos de The Empire Strikes Back e Return of the Jedi.
Dragon age: The Veilguard - PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S - 2024
Há muito que se aguarda um novo jogo da série Dragon Age, neste caso o quarto capítulo de RPG num mundo de fantasia criado pela BioWare. Os jogadores têm de juntar uma equipa de sete personagens, de raças distintas, habilidades e características únicas: Harding, a batedora; Neve, a detetive ou Taash, a caçadora de dragões.
Delta Force: Hawk Ops - PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, iOS, Android - 2024
Para quem gosta de FPS competitivos online, Delta Force: Hawk Ops será free to play. Esta é uma nova versão de um clássico com 25 anos, na altura bastante inovador. Podemos contar com um adas. Os cenários prometem ser de grande escala e dinâmicos, bastante detalhados.
Dragon Ball: Sparking! Zero - PC, PS5, Xbox Series X|S - 11 outubro
A série Dragon Ball Budokai Tenkaichi é uma das mais conhecidas e apreciadas adaptações da série de Goku e companhia a videojogo. O novo Sparking! Zero pega na jogabilidade desses jogos clássicos e expande-a com mais opções. O jogo apresenta uma grande lista de personagens, cada uma com habilidades, transformações e técnicas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários