
O eclipse mais curto deste século teve início às 10.15h da Hora Universal - 11.15h em Portugal Continental - e prolongou-se até às 13.44h, mas o ponto máximo aconteceu entre as 11.58h e as 12.03h, segundo os dados da NASA. A duração de apenas 5 minutos faz deste o mais curto eclipse lunar previsto este século.
Acompanhado pelo fenómeno conhecido por Lua de Sangue, pela forma como a refração da luz confere uma cor avermelhada à Lua, este eclipse integra ainda uma sequência de quatro que ocorrem este ano, uma Tetrade que é relativamente rara e que só deve acontecer oito vezes neste século.
A NASA fez a transmissão em direto e muitos astrónomos profissionais e amadores acompanharam também o fenómenos. As fotografias já inundam as redes sociais.
O Observatório de Griffith registou também tudo em vídeo e por isso pode recuperar o fenómeno na totalidade.
O próximo eclipse lunar será visível em Portugal a 28 de setembro, e é o último deste ano.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Persona5: The Phantom X é a nova aventura da série adaptada aos smartphones -
Site do dia
Verificação de factos? Nova plataforma junta organizações de quase 60 países -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários