(Atualizada) O céu nublado não permitiu a muitos observadores acompanhar o eclipse solar de forma direta, mas a Internet e as redes sociais voltaram a tornar-se os melhores amigos de quem não quer perder nada do que acontece, e em segurança.

A primeiras imagens começaram a surgir em Espanha, mas no Reino Unido havia também um batalhão de fãs de máquinas em punho - ou iPhone, para documentar o eclipse solar que hoje aconteceu entre a 8 e as 10 da manhã, hora de Portugal.

Com os cuidados certos, filtros em telescópios e máquinas, óculos especiais e filtros para os smartphones, as primeiras fotos começaram imediatamente a ser partilhadas nas redes sociais.

O TeK foi acompanhando as melhores publicações, algumas em portugal, e até imagens captadas pela astronauta Samantha Cristoferetti na Estação Espacial Internacional.

Em Portugal o eclipse foi parcial, mas na Noruega os fãs puderam observar um eclipse total.

O fenómeno acontece no mesmo dia do equinócio da Primavera, o que não é muito comum. O pico foi registado por volta das 9 horas da manhã e até às 10 horas ainda foi possível observar a sombra da Lua a passar à frente do Sol.

O fenómeno pode ser observado em todo o território, mas as condições pouco favoráveis fizeram com que muitos não o conseguissem fazer de forma direta. O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) organizou espaços de observação em Lisboa, mas manteve também uma transmissão em direto, através do YouTube.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação:

12:03 - A notícia foi originalmente publicada ás 9.26h mas foi sendo actualizada com mais informação e fotografias.

9:38: continuamos a atualizar a galeria de fotos com as melhores imagens que vão surgindo de várias partes do mundo, muitas das quais partilhadas em redes sociais.