O russo Max Suraev, o norte-americano Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst integraram a 40ª Expedição e a 41ª Expedição e “aterraram” esta segunda-feira, são e salvos, no nordeste da cidade de Arkalyk, no centro do Cazaquistão.

Os três astronautas percorreram mais de 70 milhões de milhas (11.265 milhões de quilómetros) ao longo dos 165 dias que estiveram no espaço, numa viagem com muitos momentos registados, como é o caso da passagem pela Península Ibérica.

Durante o seu tempo a bordo da estação, a tripulação participou em vários pesquisas, nomeadamente relacionadas com fabricação avançada e estudos de fisiologia óssea e muscular, tendo batido um recorde de 82 horas de investigação numa única semana, em julho.

A Estação Espacial Internacional tem ocupação humana desde novembro de 2000, havendo sempre uma equipa de três a seis astronautas em permanência na estrutura, com rotações até seis meses.

Ao abrigo desta forma de funcionamento, a EEI já recebeu mais de 200 visitantes, em missões diversas que vão sendo alternadas no âmbito da cooperação internacional.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico