A Asus apresentou na CES o Transformer AiO, um computador All-in-One com um ecrã de 18,4 polegadas destacável e que funciona de forma independente como tablet. O dispositivo "móvel" possibilita ainda a escolha entre dois sistemas operativos diferentes, Windows 8 ou Android.

A troca entre sistemas operativos é tão simples como carregar num botão dedicado que a marca taiwanesa inclui no tablet gigante. A função de dual-boot permite a troca entre Windows 8 e Android em apenas alguns segundos, mas existem limitações.

Para que o Transformer funcione apenas como tablet e continue e funcionar em ambiente Windows é preciso que esteja até nove metros do restante computador principal. A ligação entre as duas partes faz-se através da tecnologia Wireless Remote Desktop, que garante a comunicação sem fios a alta velocidade entre o ecrã e a docking station.

[caption]Transformer AiO[/caption]

O hardware do All in One é constituído por processadores Ivy Bridge de terceira geração da Intel e placa gráfica da Nvidia GT 730M. A nível multimédia vem ainda equipado com o sistema de som Sonic Master. O ecrã IPS com resolução Full HD tem internamente um Tegra 3 de quatro núcleos e funciona em Android 4.1.

Dado o tamanho de 18 polegadas do tablet, a Asus equipou o dispositivo com uma pega na parte superior para que o transporte seja mais simples, e colocou na parte traseira um suporte que coloca o tablet numa posição que permite a sua utilização de forma apoiada.

[caption]Transformer AiO[/caption]

[caption]Transformer AiO[/caption]

Ao que o TeK apurou, a Asus ainda não tem prevista uma data para a chegada do All-in-One a Portugal ou a outros mercados mundiais. O preço também ainda não está definido, mas segundo avança o CNet o modelo Transformer AiO equipado com processador i3 pode ser comercializado por 1300 dólares.

Qube com Google TV e router Wi-Fi de bolso

[caption]Asus Qube[/caption]
A fabricante asiática apresentou ainda o Qube, um centro multimédia com Google TV e acesso à Play Store. O grande destaque do dispositivo acaba por ser o reconhecimento vocal e gestual que é capaz de fazer, permitindo ao utilizador executar algumas ações à distância e sem precisar de comandos. Em alternativa existe uma aplicação para smartphones e tablets Android que transforma o equipamento num controlo remoto.

A Asus introduziu ainda em Las Vegas o WL-330NUL Pocket Router, um distribuir de rede Wi-Fi de tamanho reduzido e que pode ser transportado dentro de um bolso. Com um peso de 25 gramas e o tamanho de uma Pen USB, o dispositivo cria o próprio hotspot de distribuição assim que ligado a um computador ou a um cabo de rede através da ligação Ethernet disponível.

[caption]Asus router[/caption]

Também não existem preços oficiais para estes dispositivos ou informações se vão estar disponíveis em Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico