A SpaceShipTwo tinha um sistema inovador para conferir maior estabilidade durante o regresso à Terra: as asas subiam e ajudavam a nave a criar um efeito de descida semelhante ao de um volante de badminton. E de acordo com as informações reveladas pela imprensa norte-americana, a ativação prematura desse sistema de estabilização pode ter aberto caminho para a desintegração e despenhamento da aeronave.



A NBC News explica que o sistema conhecido como “feathered” devia ter ser ativado apenas quando a nave atingisse a velocidade de Mach 1.4 – cerca de 1.715 Km/H. Mas as primeiras investigações levam a crer que o sistema foi pelo menos desbloqueado pouco tempo depois de a nave ter ultrapassado a velocidade do som – 1.200Km/H.



Ainda assim as primeiras conclusões não chegam para justificar todo o acidente. Isto porque apesar de o sistema ter sido desbloqueado, os pilotos teriam de executar um segundo passo para que as asas subissem. As investigações estão a ser feitas pela National Transportation Safety Board (NTSB), a mesma entidade norte-americana que averiguou os acidentes dos space shuttles Challenger e Columbia, e de acordo com a CNN a investigação pode durar até um ano.



Como o sistema foi acionado antes do tempo, o mesmo criou demasiado atrito para a nave numa fase em que não era suposto – estava em fase de ascensão. A força da deslocação e o atrito gerado pelo sistema de estabilização terão contribuído para a desintegração parcial da nave.

Dois segundos após o sistema de estabilização ter sido desbloqueado o comando de operações deixou de receber dados da nave.



Aquele que pode ser visto como um duro golpe nas aspirações humanas de lançar a exploração do turismo espacial, não tem em Richard Branson um entrave: o empreendedor dono da Virgin Galactic disse em conferência de imprensa que o projeto vai continuar. Dando as devidas condolências à família da única vítima mortal do acidente, o multimilionário mostrou vontade de quer aprender com as falhas para que o projeto possa crescer de forma mais segura no futuro.

A Virgin Galactic tinha prometido na semana passada retomar os voos de testes da SpaceShipTwo que devido a uma troca de fornecedor esteve vários meses sem levantar voo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.