Desenvolvido pelo designer Oscar Viñals para a Boom Supersonic, o Sky Magnetar é um jato conceptual movido a hidrogénio que, um dia, poderá ligar Nova Iorque a Londres em hora e meia.
Com a retirada do Concorde dos céus, na década de 2000, devido a problemas de segurança, criou-se uma lacuna que poderá ser agora preenchida. Empresas e investigadores em todo o mundo, procuram solucionar falhas que existiam no avião Concorde que conseguia viajar a uma velocidade de Mach 2.
Um dos conceitos de avião supersónico foi concebido por Oscar Viñals. O designer explica que o jato hipersónico poderá ser alimentado por células de combustível de hidrogénio, sendo mais eficiente, em termos de consumo de combustível e de emissões, do que um avião normal.
Afinal, o objetivo do Magnetar é voar a velocidades de 4.200 milhas por hora (aprox. 6.759 km/h) ou velocidade Mach 5, muito superior às velocidades disponibilizadas pelo Concorde nas décadas de 80 e 90 do século passado.
Clique nas imagens para ver imagens do projeto Overture que pode ser lançado em 2029
O avião magnetar, batizado com o nome de um tipo de estrela de neutrões, foi desenhado para ter 112 metros de comprimento, lugar para até 120 passageiros e um design de asa quádrupla com dois grandes motores mas não estão previstas janelas. Na opinião do designer, “devido à elevada velocidade e ao nível de pressão envolvidos”, seria mais seguro optar por uma conceção sem janelas, que serão substituídas por “janelas digitais”.
O conceito do Sky Magnetar é futurista e poderá levar tempo a chegar, afinal ainda é preciso descobrir como minimizar a explosão supersónica, uma das razões pelas quais o Concorde foi retirado do mercado.
Veja o vídeo do conceito apresentado
Entretanto, a Boom Supersonic continua a trabalhar no XB-1, o seu primeiro protótipo de avião supersónico que foi revelado em outubro de 2020. Recentemente, obteve aprovação para fazer testes com o jato supersónico XB-1 para quebrar a velocidade do som.
A empresa está também a estudar o consumo de combustível, assim como o seu desempenho e segurança. “Existem um total de 10-20 voos planeados antes de alcançar a velocidade supersónica”, refere Blake Scholl, CEO e fundador da Boom Supersonic. A equipa do projeto continuará a expandir sistematicamente os testes para confirmar o seu desempenho e capacidade de manuseamento.
De recordar que o protótipo XB-1 servirá como base para o desenvolvimento do Overture, um avião comercial supersónico que transportará entre 64 a 80 passageiros e que conseguirá atingir uma velocidade de Mach 1.7
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários