O Solar Impulse 2 (Si2) aterrou esta noite em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, terminando com sucesso a 17ª etapa de uma viagem que totalizou cerca de 21 dias de tempo efetivo de voo e percorreu mais de 42 mil km com recurso apenas a energia solar.
“O futuro é limpo. O futuro é nosso. O futuro é agora”. Foi assim que Bertrand Piccard e André Borschberg festejaram este “marco na história da aviação”, à chegada da última etapa, que ligou a cidade do Cairo, no Egipto, a Abu Dhabi, local de onde o Si2 levantou voo no dia 9 de março. O TeK acompanhou de perto a longa viagem, que termina agora com sucesso e prova que “as energias e tecnologias ‘limpas’ podem alcançar o impossível”.
Depois de um ligeiro adiamento da partida do Cairo, devido a ventos fortes e a uma indisposição por parte de um dos pilotos, o Si2 acabou por descolar no domingo, tendo demorado 2 dias e 37 minutos até aterrar em Abu Dhabi, depois de percorrer 2.694 km. O Si2 tinha chegado à cidade africana a 13 de julho, vindo de Sevilha, em Espanha. Foram consumidos 917,9 kWh de energia solar durante esta 17ª e última etapa.
"É um dia histórico não só para toda a equipa do Si2, mas também para a humanidade", afirmou o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon m em conversa com Bertrand Piccard, que foi transmitida ao vivo no YouTube.
Nesta histórica aventura do Si2 foram superados dois importantes records: o que estabelece estes mais de 42 mil km como a maior viagem alguma vez realizada apenas com recurso a energias renováveis. E o que assinala o primeiro voo efetuado com um avião capaz de voar sem qualquer tipo de combustível, obtido depois de Piccard ter ligado Nova Iorque, nos Estados Unidos, a Sevilha (6.765 km em pouco mais de 71 horas).
E o futuro?
Terminada a viagem do Si2, ambos os pilotos suíços vão continuar a “lutar” tendo em vista a implementação de soluções energéticas eficientes a uma escala global, isto através do Comité Internacional de Energias Limpas por eles criado. “Vamos aplicar a tecnologia e a experiência do Si2 na criação de novos projetos inovadores, como é exemplo o desenvolvimento de drones alimentados por energia solar”, dizem.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários