
O futuro imaginado pela série animada The Jetsons ainda está a uns quantos carros voadores de distância, mas a inovação a que se tem assistido no campo da robótica faz adivinhar que não demorará muito até termos uma Rosie The Robot plenamente funcional a desempenhar tarefas domésticas pela casa fora.
O BIG-i é mais um sinal daquilo que parece ser uma tendência tecnológica futura. O robot, desenvolvido pela NXRobo, foi pensado para automatizar e facilitar uma mão cheia de pedidos que podem ser feitos através de comandos de voz.
No que à sua aplicação real diz respeito, o leitor poderá pensar que esta é mais uma versão do Amazon Echo, no entanto, a capacidade de locomoção do BIG-i, a câmara e a capacidade de reconhecimento facial tornam-no ligeiramente mais versátil nas suas funcionalidades. No site oficial do robot , a NXRobo dá alguns exemplos do que lhe pode ser pedido: "BIG-i, se vires o Tommy pegar em fruta lembra-o de lavar as mãos", ou "BIG-i, quando eu sair de casa põe o aspirador a limpar a casa".
Estas funcionalidades podem parecer ouro para muitas famílias que vêm o tempo escassear para desempenhar algumas tarefas domésticas, no entanto, emparelhar o BIG-i com eletrodomésticos, obriga-o a adquirir versões "smart" dos mesmos, algo que, no futuro, será certamente menos dispendioso.
Os comportamentos diários do robot podem ser personalizados e o seu sistema operativo permite-lhe aprender com cada pedido que lhe é remetido, aperfeiçoando a sua performance ao longo do tempo.
Do seu leque de capacidades fazem ainda parte um sistema anti-queda, mapeamento de espaços, localização áudio, auto-navegação, reconhecimento facial e corporal, videochamada e reconhecimento de obstáculos.
[caption][/caption]
O BIG-i ainda não está a ser comercializado, mas já é possível inscrever-se no site para ganhar um desconto de 50 dólares no seu exemplar e ter acesso antecipado aos primeiros robots.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários